Feira de Santana

Sancionada lei que reserva cotas para negros em concursos públicos

Para a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Gerusa Sampaio, a determinação amplia as oportunidades de desenvolvimento socioeconômico para a população.

Acorda Cidade

 

A Prefeitura de Feira de Santana vai implantar o sistema de cotas  para afro-descendentes e indígenas em concursos realizados pelo poder público municipal. A medida está prevista na Lei nº 3.286 sancionada esta semana pelo prefeito Tarcízio Pimenta.
 
Conforme determina a legislação, serão reservadas 20% das vagas de todos os cargos para negros e índios e, ainda, 30% para alunos oriundos de escola pública e bolsista de escola particular.
 
Para a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Gerusa Sampaio, a determinação amplia as oportunidades de desenvolvimento socioeconômico para a população. Segundo ela, a reserva de vagas reforça as ações desenvolvidas pelo Município com foco na inclusão social.
 
“O sistema de cotas favorece a população com baixo poder aquisitivo, uma vez que cria oportunidades para os cidadãos que muitas vezes não têm condições de investir nos estudos, em especial na preparação para concursos”, avalia.