Até o dia 14

Prorrogada inscrições para professor do Estado

Os aprovados deverão atuar em qualquer cidade do polo escolhido por eles. As provas devem ser aplicadas no dia 9 de janeiro de 2011 e o resultado está previsto para ser divulgado no dia 20 de abril do mesmo ano. A expectativa é de que 40 mil professores participem do concurso.

Acorda Cidade

As inscrições do concurso público para professor da rede estadual da Bahia foram prorrogadas até o dia 14 de novembro, devido aos feriados do Servidor Público (29 de outubro) e dos Finados (2). Até esta quinta-feira (4), foram inscritos cerca de 30 mil candidatos, e a expectativa é de que 40 mil professores participem do concurso.

As vagas são para 20 horas semanais e a remuneração inicial é de R$ 858,32, com perspectivas de progressão ao longo da carreira. As provas devem ser aplicadas no dia 9 de janeiro de 2011 e o resultado está previsto para ser divulgado no dia 20 de abril do mesmo ano.

O concurso oferece 3.200 vagas, na capital e em todos os municípios baianos, para todas as disciplinas (Educação Física, Artes, Língua Portuguesa, Inglês, Espanhol, Matemática, Geografia, História, Filosofia, Sociologia, Biologia, Química e Física).

A novidade é que o candidato deverá optar por polos e não mais por vagas em municípios. Dessa forma, de acordo com a necessidade da rede, os aprovados deverão atuar em qualquer cidade do polo escolhido. Os territórios foram formados por um grupo de cidades que têm, no máximo, 70 quilômetros de distância.

Segundo a Secretaria da Administração do Estado (Saeb), em relação ao último concurso, realizado em 2005, o diferencial é a distribuição por região, o que vai possibilitar à Secretaria de Educação ter uma mobilidade maior dos professores nos locais em que existem um déficit de pessoal habilitado. “Além do campo de atuação, o profissional não se restringe às disciplinas, atuando por áreas do conhecimento”.

As inscrições custam R$ 70 e devem ser feitas no site do Cespe/Universidade de Brasília, até as 23h59 do dia 14 (observado o horário oficial de Brasília/DF). Para participar é necessário ter diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior de licenciatura plena específica para a disciplina à qual está concorrendo.

 A prova

A validade do concurso é de dois anos prorrogável por mais dois. Sob a responsabilidade da Cespe/UnB, o processo seletivo terá provas objetivas e discursivas, além da avaliação de títulos. Com 4h30 de duração, a avaliação será composta de 50 questões objetivas, sendo 20 de conhecimentos básicos, 20 de conhecimentos interdisciplinares e 10 específicos.

Haverá ainda a prova discursiva, composta de três questões – conhecimento básico, interdisciplinar e específico. As avaliações terão caráter eliminatório e classificatório e os aprovados serão convocados durante o ano de 2011.

Os conteúdos necessários para a prova e mais informações sobre o concurso estão no edital, publicado no Diário Oficial do Estado, no dia 7 de outubro, e no site da Secretaria de Educação. 

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários