Acorda Cidade
Pouco mais de 10% dos 763 candidatos inscritos no processo seletivo para a guarda mirim não apareceram para fazer a prova, aplicada na manhã de domingo (20) no Instituto de Educação Gastão Guimarães. A abstenção foi considerada na margem do esperado pela organização da seleção e a aplicação das provas foi tranquila.
O gabarito, segundo Carlos Almeida, coordenador da Seleta Concursos, que aplicou as provas, deverá ser divulgado até quarta-feira (23). E o resultado deverá ser publicado ainda na próxima semana. “A redação, por motivos óbvios, demora um pouco mais do que a parte (objetiva) que é corrigida eletronicamente”.
A parte escrita – matemática, português e história de Feira de Santana, mais redação, corresponde à primeira parte do processo. A segunda é a avaliação social. A Secretaria de Prevenção à Violência abriu 200 vagas à guarda mirim. As aulas da Escola da Guarda Mirim, no Jardim Acácia, serão iniciadas no dia 20 de fevereiro.
O prefeito Colbert Filho, que esteve no IEGG, disse que a formação da Guarda Mirim é um avanço, principalmente na formação pessoal, escolar e intelectual dos adolescentes. “Todos os aprovados passarão a frequentar a escola em tempo integral. E esta frequência à escola é muito bom para a formação de todos eles”.
Formação de cidadãos
O titular da Seprev, Pablo Roberto, afirmou que a escola tem como objetivo a formação de cidadãos conhecedores dos seus direitos e dos seus deveres. Os aprovados são aspirantes. Se formarão Guardas Mirins depois de um curso de quatro meses.
“Esta é uma porta de oportunidade que o município está oferecendo aos seus adolescentes para que se formem homens responsáveis”, disse o secretário. “Depois de formados guardas mirins, poderão ser aproveitados em instituições públicas e privadas”. Neste caso passam a ter direito à bolsa.
Esteve presente durante a aplicação da prova o secretário interino da Seprev, Pedro Américo.