Acorda Cidade
Passar em um concurso é o sonho de muitos brasileiros que querem conquistar a tão cobiçada estabilidade econômica, já que os aprovados têm altos salários e gozam de vários direitos.
Nesse contexto, o Ministério Público da União (MPU) está com previsão para a realização de um concurso no segundo semestre deste ano, com cargos para níveis médio e superior. O concurso MPU apresenta um ótimo salário para a carreira pública, ainda mais agora que, com a nova lei salarial, houve reajuste na tabela de vencimentos dessa área.
Quais são as vagas?
Segundo a publicação do MPU, o concurso será oferecido para as vagas de analista e técnico, porém, as áreas ainda não foram confirmadas. Estima-se que elas estejam distribuídas da seguinte forma:
● Analista: cargo de nível superior, com salário de até R$ 12.368,56. Os aprovados serão distribuídos em diversas áreas, sendo que a maior parte é para o setor jurídico e as outras para os setores de arquivologia, engenharia, contabilidade, medicina, entre outros.
● Técnico: cargo de nível médio, com salário de até R$ 7.578,69. São oferecidas oportunidades nas áreas de administração e de tecnologia da informação.
Vale lembrar que estão previstos quatro reajustes salariais para as funções de analista e técnico até o ano de 2019, sendo essa a principal razão para a alta concorrência desse concurso.
O conteúdo das provas ainda não foi divulgado, mas, levando em consideração o último edital, são esperadas as seguintes matérias para cada cargo:
● Analista: Língua Portuguesa, Informática, Legislação, Direito (Constitucional, Administrativo, Civil, Processual Civil, Penal, Processual Penal, Penal Militar e Processual Penal Militar).
● Técnico: Língua Portuguesa, Informática, Legislação, Direito (Constitucional e Administrativo), Ética, Administração e Administração de Recursos Materiais.
Mas o que esses cargos fazem?
O MPU é o órgão composto por quatro ministérios: Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Militar e Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. As funções mais comuns dele são:
● Defender e zelar pelo cumprimento da lei e da ordem jurídica: fiscaliza a lei, para ter certeza de que o código jurídico seja cumprido.
● Defender os patrimônios: assegura os direitos dos diversos patrimônios brasileiros (como cultural, ambiental, nacional) e até dos direitos de coletividade.
● Controlar a atividade da polícia: controla as investigações contra as ações policiais, podendo pedir tanto a absolvição como a culpa do réu a ser julgado.
Sendo assim, os cargos de analista e técnico se responsabilizam pelas seguintes funções:
● Analista: atuar como apoio administrativo, recebendo funções como auxiliar nos processos internos e externos, receber o público, fazer relatórios e pautas de reunião, auxiliando em áreas específicas (como a jurídica ou contábil).
● Técnico: funcionar como suporte, como o técnico de TI que realiza ações para implantar e corrigir sistemas em sua área de atuação, dar suporte administrativo, entre outras funções.
A comissão preparatória do concurso já está analisando a banca que irá fazer a prova. Desse modo, espera-se que o edital seja lançado em pouco tempo.