Daniela Cardoso
Cerca de 20 excedentes do concurso da Polícia Militar de 2012 realizaram na manhã deste domingo (21) um treino no Parque da Lagoa em Feira de Santana. De acordo com um dos participantes, Raphael Mascarenhas, o treino ocorre também em outros locais da cidade, como na Avenida Getúlio Vargas, na Fraga Maia e também na Fazenda do Menor, onde existe uma pista de atletismo.
O objetivo dessa preparação, de acordo com Raphael, é que os excedentes estejam preparados fisicamente para as próximas convocações que a comissão dos excedentes aguarda, previstas para janeiro, com a posse do governador eleito, Rui Costa. Cerca de 1.300 excedentes aguardam pela convocação em Feira de Santana. Na Bahia, são 7.700 pessoas.
“Estamos nos preparando com atividades físicas todos os dias em horários variados. Fazemos uma hora de corrida aliando com a academia para o fortalecimento físico. Fazemos uma corrida de 2.400 metros em 13 minutos, repetições de barra fixa e uma corrida de 50 metros. A gente treina de acordo com o limite de cada um e temos um acompanhamento na academia”, informou.
Raphael Mascarenhas acredita que com a criação de 19 novas companhias de polícia na Bahia e a aprovação da Lei de Organização Básica (LOB), o efetivo vai necessitar de novas convocações, o que, de acordo com ele, foi prometido por Rui Costa enquanto candidato e também depois de eleito.
“A preparação vai até o dia em que sair a convocação. A gente treina baseado no que pede o edital. Estamos lutando desde 2012 por mais vagas na PM, o governo sempre colaborando, nos ouvindo com reuniões e agora estamos nos preparando e lutando por esse sonho que é entrar na PM da Bahia. Jaques Wagner fez as contratações que estavam dentro da lei de responsabilidade fiscal e Rui Costa prometeu que se eleito faria novas convocações. A confiança hoje é de 100%”, destacou.
As informações e fotos são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.