Acorda Cidade
Os candidatos aprovados no último concurso da Polícia Civil para os cargos de delegado, escrivão e investigador de polícia ainda não possuem uma definição sobre a convocação do processo seletivo. Eles reclamam que, de acordo com o edital, o prazo final previsto era 11 de janeiro de 2014, no entanto o período de espera pode se prolongar até 2015 devido às eleições presidenciais que ocorrerão em 5 de outubro.
Conforme o artigo 73, inciso V, da Lei Eleitoral nº 9.504/1997, há restrição apenas de nomeação nos três meses que antecedem as eleições até a posse dos candidatos eleitos – isso caso a homologação do resultado final não ocorra até 5 de julho. Com o prazo já ultrapassado, caso seja divulgada um data de convocação dos candidatos, a homologação só poderá ser realizada no próximo ano.
A Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb) informou ao site Bocão News que "o concurso público para provimento de vagas no quadro da Polícia Civil está em fase de elaboração de segunda reconvocação para entrega de exames biomédicos, por recomendação da Defensoria Pública da União, que foi acatada pelo Governo do Estado. Após o atendimento desta determinação, o Estado dará continuidade ao certame, que oferece 600 vagas para os cargos de Delegado (100), Escrivão (100) e Investigador (400), com organização do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB)".