Lei Municipal

Aprovado projeto de cota para negros e indígenas em concursos públicos municipais

A fixação do número de vagas e o percentual terão como parâmetro o total de vagas no edital de abertura do concurso, valendo para todos os cargos oferecidos

Acorda Cidade

Foi aprovado em primeira votação, na sessão desta terça-feira (2) da Câmara Municipal de Feira de Santana, projeto de lei que determina a reserva de vagas para afro-brasileiros e indígenas em concursos públicos para o provimento de cargos efetivos na administração direta e indireta do Município. O autor da matéria é o vereador Justiniano França (DEM), que apelou aos colegas para a celeridade na votação, tendo em vista que a Prefeitura está anunciando um concurso para os próximos meses.

De acordo com o projeto, devem ser reservadas 50% das vagas oferecidas nos concursos públicos realizados pelo Poder Executivo Municipal. A fixação do número de vagas e o percentual terão como parâmetro o total de vagas no edital de abertura do concurso, valendo para todos os cargos oferecidos.

O artigoestabelece que na hipótese de não ser preenchida a cota, as vagas remanescentes serão revertidas  para os demais candidatos qualificados no certame, observada a respectiva ordem de classificação.

Em caso de fraude na declaração do candidato, o infrator estará sujeito a penalidades previstas em lei. Mesmo que tenha sido nomeado, será exonerado. Caso o concurso não tenha sido concluído, o candidato flagrado em falsidade na declaração terá sua inscrição anulada.

O vereador estima que aproximadamente 80% da população baiana seja afrodescendente. Em Feira, a proporção é quase a mesma. No entanto, no mercado de trabalho, as condições de acesso não são idênticas aos das pessoas brancas. “Os negros e seus filhos estudam na escola pública, que infelizmente não é de qualidade, que permita que sejam bem sucedidos em concursosPrecisamos buscar as condições de igualdade”.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários