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A busca por bons exemplos de planejamento estratégico é constante entre as empresas. A estratégia aparece em cada objetivo, seleção de produtos e serviços, treinamento de equipes e em todas as ações executadas no negócio.
Referência em marketing no mundo, Philip Kotler, defende o planejamento estratégico como uma ferramenta essencial em um cenário de constantes mudanças. Kotler diz: “Uma estratégia clara e programas de apoio bem arquitetados podem ser inúteis se a empresa não conseguir implementá-los com cuidado”. Afinal, ao ter um planejamento estratégico, como fazer na prática?
O consultor empresarial, Adriano Nodari, esclarece as principais dúvidas ao elaborar as etapas do planejamento estratégico. Confira passo a passo.
1. Defina Missão, Visão e Valores
Essas três premissas são bastante conhecidas quando falamos de exemplos de planejamento estratégico. Ao começar pela Missão é preciso repensar sobre o objetivo da empresa para com a sociedade, porque o modelo de negócio é viável e em qual aspecto social agregaria. Aqui teremos como parâmetro o cliente e dará inicio a primeira etapa do planejamento estratégico.
A Visão é o olhar para o futuro, os objetivos a longo prazo da empresa e como pretende compartilhar com os colaboradores e a sociedade. Diante das transformações constantes da era digital e tecnológica, não é tão simples definir o futuro, mas o importante nesse caso, é o direcionamento dos sonhos a longo prazo. Onde pretende chegar?
Os Valores são construídos por meio dos exemplos comportamentais dos integrantes de toda a organização. A empresa irá definir quais são os comportamentos e atitudes que regem as tomadas de decisões internas e externas.
Um negócio especialista em alimentação saudável, por exemplo, vai ter como parte dos valores a promoção da saúde e bem-estar, foco em pessoas, responsabilidade ambiental, respeito à vida, entre outros.
2. Análise SWOT ou FOFA (em português)
A técnica SWOT ou FOFA foi criada pelo pesquisador americano Albert Humphrey entre as décadas de 60 e 70 após avaliar dados das 500 maiores corporações do mundo citadas na revista Fortune. Atualmente é a principal ferramenta quando falamos de exemplos de planejamento estratégico.
A sigla SWOT traduzida para o português significa Forças (Strenghts), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threates).
O consultor ressalta que para encontrar as possíveis Ameaças e Oportunidades é fundamental analisar o ambiente (externo) em que a empresa está inserida, portanto indica outra ferramenta muito útil, a análise PESTEL.
O método tem como objetivo entender de modo genérico os fatores externos que podem influenciar o mercado da empresa, como no exemplo abaixo:
P -> Ambiente político;
E -> Ambiente Econômico;
S -> Ambiente Social;
T -> Ambiente tecnológico;
E -> Fatores Ambientais (“E” de Environmental);
L -> Fatores Legais
Toda a estrutura da análise SWOT geralmente é feita pela direção da empresa, no entanto existem divisões estratégicas que repercutem em melhores resultados. “O ideal seria que as Oportunidades e Ameaças fossem elaboradas pela alta direção, enquanto as Forças e Fraquezas fossem apontadas pelos gestores juntos com seus colaboradores”, indica o consultor.
Após a união de todos os responsáveis – direção e gestores – serão definidos os objetivos estratégicos. “Já o planejamento das ações devem ser feitos pelos gestores e colaboradores”, completa.
3. Como definir Forças e Fraquezas?
Após pesquisar os aspectos mencionados no PESTEL e definir as Oportunidades e Ameaças o próximo exemplo de planejamento estratégico será encontrar as possíveis Forças e Fraquezas do negócio.
Como o próprio nome já diz serão avaliados os aspectos em que a empresa possui vantagens e desvantagens em relação à concorrência.
Nodari indica para a análise das Forças e Fraquezas e estratégia de cruzar as informações, como:
Força X Oportunidade: Maior potencial de crescimento (Estratégia de Desenvolvimento);
Forças X Ameaças: Existe a ameaça, mas a empresa tem capacidade para amenizar (Estratégia de Manutenção);
Fraqueza X Oportunidade: Existe a oportunidade, mas a empresa não tem a capacidade para aproveitar (Estratégia de Crescimento);
Fraqueza X Ameaça: Há ameaças no ambiente externo onde exatamente a empresa tem a sua fraqueza (Estratégia de Sobrevivência).
Segundo o especialista, após a Análise SWOT, Missão e Visão a empresa define seus objetivos e a seguir o planejamento estratégico. “Os KPI’s (Indicador-chave de desemprenho) irá apontar se as ações estão sendo efetivas para o alcance das metas”, completa.
4. Principais dúvidas na hora de criar o planejamento estratégico
Não existem muitos mistérios nos exemplos de planejamento estratégico, geralmente nos quesitos definir objetivos e as ações a maioria dos gestores sabem fazer a tarefa.
O alerta do consultor é em relação a algumas falhas cometidas no dia a dia das empresas ao implantar o plano. Veja exemplos clássicos:
Definir objetivos que não são estratégicos, isso quer dizer, que não levam em conta a empresa como o todo;
Estabelecer ações não alinhadas ao objetivo estratégico;
Ficar só no planejamento e não ir para ação;
Não definir os indicadores de desempenho (KPI’s);
Falta de monitoramento dos resultados durante o processo;
Não estabelecer ou não disponibilizar o valor de investimento preciso para o alcance das metas;
Falta de treinamento para os envolvidos nos projetos e competências necessárias para atingir as metas;
Determinação de objetivos inalcançáveis e sem parâmetros;
Falta de apoio dos gestores;
5. Motive a equipe!
Muito além das aplicações técnicas da análise SWOT, PESTEL e outras, um dos desafios da liderança é engajar os colaboradores no alcance das metas definidas. Um exemplo de planejamento estratégico de sucesso inclui a gestão de talentos.