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Como melhorar o marketing do seu negócio

Neste cenário, as estratégias de marketing têm adquirido um caráter essencial para o sucesso no mercado.

Acorda Cidade

Um dos elementos para o êxito das empresas é a capacidade de constituir um eficiente canal de comunicação com seu público-alvo. Atender suas necessidades e desejos é requisito básico para que seu negócio prospere e sua marca se sobressaia à concorrência. Neste cenário, as estratégias de marketing têm adquirido um caráter essencial para o sucesso no mercado.

A analista da Unidade de Atendimento do Sebrae – MG, Luciana Lessa, explica que a imagem de uma empresa é construída por diferentes aspectos. Excelência no atendimento, organização, layout adequado e serviços/produtos de qualidade. A base de uma boa gestão de marketing está no que chamamos de 5 P’s: Preço, Praça (ou localização), Produto, Pessoas (concorrentes, clientes e fornecedores) e Promoção. Uma divulgação eficaz passa por um trabalho integrado e abrangente desses fatores. É inútil ter um produto de alta qualidade se ele não atende o seu público-alvo ou não tem um valor de venda adequado. Não será suficiente para seu negócio ter destaque.

As três etapas de um plano de marketing

A primeira coisa que você deve pensar ao conceber uma política de marketing é refletir sobre a definição do seu negócio. Um planejamento com análise de ambiente, revisando de informações sobre a empresa (público-alvo, posicionamento de mercado, objetivos e metas, etc.), ajudará a pensar em quais serão as ações seguintes. Você pode optar pela contratação de uma agência de marketing de performance, pois antes de colocar o plano em ação é feito uma análise sobre o que realmente o seu negócio precisa.

A execução das atividades de marketing é a segunda etapa do plano. Depois do estudo das características de seu negócio, é definido o que será feito, por quem, de que forma e qual será o custo total. As ações são variadas (marketing digital, programa de incentivo aos clientes mais assíduos, serviços de manutenção, venda cruzada, etc.) e a verba para o marketing será determinante para a viabilidade dessas táticas e qual será o efeito delas para o seu negócio.

No decorrer de todo o processo, é preciso fazer uma avaliação se as ações têm conseguido resultados satisfatórios. E quem melhor para fazer esse controle do marketing do que seus próprios clientes, os receptores da mensagem? Esta é a terceira etapa do seu plano de marketing. Para isso é fundamental cultivar um vínculo de comunicação com seu público-alvo. E-mail, redes sociais, newsletter e telefone são ferramentas interessantes para você monitorar em que grau suas estratégias estão alcançando o público e de que forma elas podem enfim impulsionar o seu negócio.

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