Mundo do Trabalho

Carreiras no Direito: conheça três novas áreas de atuação para advogados

Tiago Schubach, professor do curso de Direito da Unifacs, acredita que o surgimento de outras possibilidades de atuação na área faz parte de um movimento natural de evolução.

Acorda Cidade

Recém-formados no curso de Direito encontram, atualmente, variadas oportunidades no mercado de trabalho. Isso porque, além dos campos tradicionais como civil e criminal, existem novos segmentos e carreiras emergentes nas quais advogados podem atuar.

Tiago Schubach, professor do curso de Direito da Unifacs, acredita que o surgimento de outras possibilidades de atuação na área faz parte de um movimento natural de evolução. “O Direito é um produto social, fruto da cultura. É essencial, portanto, que esteja em permanente mudança e evolua para acompanhar as transformações que acontecem no mundo, assim como as novas demandas da sociedade”, afirma.

Direito da Internet, Compliance e Governança Corporativa e Direito Ambiental são exemplos dessas novas áreas de atuação no campo jurídico, com potencial para a construção de carreiras promissoras. “A emergência dessas áreas desmente a crença de que a área de Direito está saturada ou de que não há mais espaço no mercado”, avalia Schubach. E completa: “quem estiver atento e preparado para aprender algo novo sempre vai encontrar oportunidade”.

Conheça abaixo algumas dessas novas áreas:

Direito da internet

No Brasil, a necessidade de leis que regulem questões envolvendo o acesso à internet e a segurança da informação está na ordem do dia. Os advogados que forem atuar nesse segmento vão encarar desafios como a reparação de dano moral decorrente de delitos cometidos online (divulgação não-autorizada de fotos e vídeos íntimos de terceiros, por exemplo), crimes cometidos contra a honra de alguém em redes sociais, episódios de pirataria na web, entre outros.

Compliance e governança corporativa

Originado do verbo inglês “to comply”, que significa agir de acordo com uma regra, o compliance tem como principal objetivo verificar se as empresas estão cumprindo as leis e regulamentos externos e internos. O compliance é um dos pilares da governança corporativa, que envolve as políticas de conformidade de uma empresa e seu alinhamento com as boas práticas de gestão. Diante do momento político e social que o país tem vivido, com a exigência de maior transparência e adesão às normas vigentes, esse novo campo de atuação se revela fundamental.

Direito ambiental

Ramo do Direito que regula as relações entre o homem, governos e organizações com o meio ambiente, envolvendo um conjunto de normas cujo objetivo é garantir o equilíbrio ambiental, a preservação do planeta, a qualidade de vida da população e o desenvolvimento sustentável. Os episódios envolvendo danos ao ambiente causados pela atuação de empresas ilustram a necessidade de profissionais que entendam e deem suporte nessas questões

Frente aos novos cenários de atuação dos profissionais da área, Schubach destaca o papel das instituições de ensino. “As universidades precisam mudar a forma de ensinar para capacitar o aluno para esses novos ramos do Direito, preparando-o para diferentes áreas e perspectivas”.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários