Williany Brito
Você se preocupa com a sua aparência? A falta de certos cuidados pode por em xeque a oportunidade de emprego que esperava há algum tempo. É o que a diretora do Departamento de Apoio ao Trabalhador, Graça Cordeiro, afirmou na Segunda Ativa realizada pela Casa do Trabalhador, na segunda-feira (19). O evento teve como objetivo oferecer ao trabalhador qualificação profissional através de palestras, bem como serviços gratuitos.
De acordo com a diretora do Departamento de Apoio ao Trabalhador, uma boa higiene e um cabelo bem cortado para os homens e uma maquiagem leve para as mulheres facilitam a abordagem nas entrevistas e a primeira impressão pode contar para as seguintes fases, onde serão levados em conta suas aptidões e seus conhecimentos.
– Por que tanta gente é encaminhada e não é empregado? Descobrimos que várias pessoas, antes mesmo de serem avaliadas tecnicamente, foram eliminadas na apresentação, na entrevista. O trabalhador deixa de ser contemplado com a vaga em função da aparência. Por isso, vamos realizar a Segunda Ativa mais vezes para levar ao trabalhador pontos importantes para sua apresentação.
Ela destaca os pontos considerados importantes pelas empresas na hora de empregar alguém.
– Precisa ter uma boa apresentação, principalmente ligados a higiene. Toda empresa quer um funcionário que tenha um bom aspecto. Boa apresentação não significa conceito de beleza física: Ele pode estar com uma roupa simples, contanto que esteja limpa; pode ter o cabelo que for, mas que esteja cortado e lavado; o homem tem que estar com a barba feita e também aparada; a mulher deve ter um toque de maquiagem, mas sem exageros. As informações são do repórter Ed Santos, do programa Acorda Cidade.