Mundo do Trabalho

5 séries para quem quer seguir carreira no direito

Conheça enredos que estimulam o pensamento crítico e inspiram futuros advogados

Acorda Cidade

De acordo com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o país com a maior quantidade de advogados no mundo é o Brasil. São mais de um milhão atuantes, o que representa cerca de um advogado para cada 190 cidadãos, considerando apenas os profissionais inscritos na Ordem, sem levar em conta estagiários (26,6 mil) e suplementares (48 mil).

O número, que já é enorme, deve seguir em crescimento nos próximos anos, já que milhares de pessoas se matriculam na faculdade de Direito e se formam nela todos os anos. Segundo o levantamento, feito pelo Inep em 2018, essa é a maior graduação do Brasil, com mais de 800 mil alunos ingressantes apenas naquele ano.

Tanto interesse em uma carreira faz com que qualquer coisa que envolva a profissão ganhe atenção. E não é diferente no mundo das séries: o Direito e suas vertentes não param de ser representados em grandes produções – tudo isso para inspirar os que sonham com uma rotina de trabalho lidando com as leis.

Confira algumas das melhores séries para quem sonha em ser mais um aprovado no Exame da Ordem.

1. How to Get Away With Murder

Quem quer entrar um pouco no mundo de um estudante de Direito deve assistir How To Get Away With Murder. O trabalho de um grupo de alunos sob as orientações da professora Annalise Keating, da Universidade de Middleton, na Filadélfia, é o foco principal dos episódios. Ainda sem experiência, os cinco colegas se envolvem involuntariamente em um caso de assassinato que coloca a cabeça deles para pensar como profissionais.

Viola Davis, atriz que interpreta a professora de Direito Penal e protagonista da série, levou um Emmy por sua interpretação e se tornou a primeira mulher negra a ser premiada como melhor atriz em uma série dramática.

2. Suits

Suits é uma boa oportunidade de observar a rotina dos advogados de defesa, já que os dois personagens principais exercem essa função, porém de formas diferentes, que demonstram as vertentes da profissão. A trama acontece em meio à rotina do escritório Pearson & Specter, em Nova York..

3. Breaking Bad

Este clássico esteve no ar de 2008 a 2013 e conquistou fãs fiéis. Os episódios não abordam diretamente o trabalho com a lei, mas promovem discussões importantes sobre o que é certo e errado dentro da moral e da ética, exercitando o pensamento crítico – qualidade excepcional para qualquer cargo no Direito – de quem assiste.

O personagem principal é um professor de química, que, ao descobrir que tem um câncer terminal, decide usar seus conhecimentos para fazer dinheiro de maneira ilegal para garantir o sustento da família quando ele morrer.

4. The Good Wife

O meio dos processos e julgamentos ainda pode ser muito machista, e esse é o cenário abordado em The Good Wife. A série desenvolve a história de Alicia, uma advogada que estava afastada da função e decide voltar à ativa quando o marido é envolvido em um escândalo. A partir daí, Alicia tem de trabalhar duro para mostrar sua capacidade.

5. Boston Legal

Nos episódios independentes de Boston Legal, um caso diferente é apresentado por vez. Cada uma das investigações é descrita detalhadamente e oferece diversos aprendizados sobre a rotina de um advogado e a forma de raciocínio para defender um cliente, abordando temas polêmicos que levantam discussões sociais importantes.

  

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários