Bahia

Vestibular Uneb 2024 abre inscrição para 7.114 vagas

Os interessados devem se inscrever de 18 de setembro a 10 de outubro, exclusivamente, pelo site.

Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
Foto: Feijão Almeida/GOV-BA

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) lançou na quinta-feira (7) os editais de inscrição do Vestibular UNEB 2024. Os interessados devem se inscrever de 18 de setembro a 10 de outubro, exclusivamente, pelo site vestibular2024.uneb.br

Estão sendo ofertadas 7.114 vagas para o processo seletivo, sendo 4.114 para cursos de graduação na modalidade presencial, outras 3.000 oportunidades para os cursos na modalidade a distância, das quais 1.800 vagas são oferecidas pela instituição, 450 para cursos tecnológicos e 750 pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). 

As inscrições devem ser realizadas no site do Vestibular UNEB 2024. O interessado deve clicar em “INSCRIÇÃO ONLINE”, identificar o seu grupo de pertencimento, escolher a modalidade de ensino desejada, primeira e segunda opções de curso, língua estrangeira, optar ou não pelas cotas e definir local onde realizará as provas. A taxa é de R$ 90 e deve ser paga até a data apresentada pelo boleto bancário. 

Conforme o edital de seleção, será feita a reserva de 40% do total de vagas para negros. A política de cotas da universidade também prevê o direito a 5% de sobrevagas para indígenas; quilombolas; ciganos; transexuais, travestis e transgêneros; pessoas com deficiência, com transtorno do espectro autista e com altas habilidades. Cada grupo contará com essa porcentagem em todos os cursos. 

Estão habilitados a concorrer às vagas ou sobrevagas reservadas, os candidatos que autodeclarem fazer parte dos grupos citados; tenham cursado todo o Ensino Fundamental II e todo o Ensino Médio exclusivamente em escola pública; registrem o valor máximo de renda bruta familiar e que se enquadrem nos requisitos previstos pelo edital do processo seletivo. 

As provas serão aplicadas nos dias 10 e 11 de dezembro. A relação de cursos, quadro de vagas, informações sobre as provas, documentação exigida e cronograma da seleção constam no edital do Vestibular UNEB 2024

Isenção da taxa de inscrição

A UNEB vai abrir também inscrições para concessão de isenção do pagamento da taxa de inscrição no Processo Seletivo Vestibular 2024, nos dias 18 e 19 de setembro. 

De acordo com o edital de isenção, podem ser beneficiados candidatos concluintes ou egressos do Ensino Médio, em estabelecimento de ensino das redes públicas da Bahia ou municipais do estado, ou que tenham cursado o Ensino Médio através de Exames Supletivos ou curso equivalente, também das redes públicas de Salvador ou de cidades do interior baiano. 

Também podem solicitar o benefício, servidores das Universidades Públicas Estaduais (Uneb, Uefs, Uesc, Uesb) ou seus filhos, cônjuges e dependentes judiciais de primeiro grau. 

A relação dos candidatos selecionados na primeira etapa do Programa de Isenção será divulgada no dia 21 de setembro, no site do Vestibular UNEB 2024. Esses deverão se apresentar para a segunda etapa, nos dias 25 e 26 do mesmo mês, portando original e cópia dos documentos exigidos. A relação final dos beneficiados será divulgada até o dia 5 de outubro. 

O candidato que solicitou e não foi contemplado com a isenção, mas, desejar realizar as provas do processo seletivo deverá, no período de inscrição, acessar o módulo de consulta no site do vestibular, utilizando o seu código ou CPF e data de nascimento, e imprimir o boleto para realizar o pagamento da taxa.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
2 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Patriota

Queria saber SE o número de “negros”, ou que se dizem descendentes de negros, ultrapassarem os “brancos” em inteligência e sabedoria cujo número exceda os 40%, SE está cota PODE ser ultrapassada ou é COTA FIXA. SE fosse me inscrever, queria saber pra vê o que seria mais vantajoso me declarar branco ou negro. A MESMA DÚVIDA É SOBRE OS 5% pois o que causa dúvida é saber que NÃO importa o grau de inteligência e conhecimento e sim as divisões que criaram entre o povo.

João

fique tranquilo, esse ano vão criar a “cota acéfalo”, sua vaga tá quase garantida. já pode raspar a cabeça e pintar o braço.