Educação

Veja 8 mitos e verdades que rondam a vida de quem quer aprender inglês

Mesmo com as oportunidades sendo abertas, muita gente ainda não conseguiu se livrar do fantasma do verbo 'to be'.

Acorda Cidade

Aumentar as possibilidades de ter um emprego melhor e dominar uma segunda língua é um dos principais motivos para que brasileiros busquem uma escola de inglês. Durante a pandemia, mesmo com as restrições do isolamento social, o trabalho home office e a globalização das empresas por meio da digitalização dos processos, fizeram com que a procura por cursos de inglês crescesse no país.

De acordo com dados divulgados pela myWorld, maior comunidade de benefícios de compras do mundo, a categoria "Educação e Cursos" apresentou um aumento de 120% nas transações na plataforma em 2020, na comparação com o ano anterior. O levantamento leva em consideração os dados registrados nos Estados Unidos, Canadá, Brasil, México e Colômbia.

O cenário de forma geral mostra que o brasileiro tem buscado uma especialização, principalmente entre os candidatos a vagas no mercado de tecnologia, que foi o setor que mais cresceu no último ano, segundo a GeekHunter, empresa de recrutamento especializada na contratação de profissionais de tecnologia, em 2020, o número de vagas abertas na área de tecnologia cresceu 310%.

Neste sentido o inglês é fundamental. Mesmo com as oportunidades sendo abertas, muita gente ainda não conseguiu se livrar do fantasma do verbo "to be", que geralmente é ensinado durante o período inicial escolar e traumatiza muita gente sobre a facilidade de se aprender a língua inglesa – a mais importante e mais falada mundialmente no mundo dos negócios.

Pensando nisso, Cláudio Vasconcellos, especialista no ensino de inglês, Doutor em Linguística pela Unicamp e coordenador pedagógico geral da Times Idiomas, listou alguns mitos e verdades para quem está adiando começar um curso de inglês.

Crianças e adolescentes têm mais facilidade para aprender inglês

MITO

Por muitos anos no senso comum, as pessoas falavam na existência do "período crítico de aprendizagem", que crianças e adolescentes estariam mais suscetíveis à aquisição de um novo idioma em relação a adultos e seniores, entretanto estudos linguísticos recentes mostraram que a aquisição e aprendizagem de um novo idioma está ligado basicamente a dois fatores: fator biológico e fator ambiental.

Para se aprender uma língua é necessário que o indivíduo tenha uma genética preparada para o aprendizado de línguas: aspectos sensoriais, habilidade de fala, escrita, inferências, pensamento lógico e crítico. Ou seja, qualquer ser humano é capaz de aprender línguas em geral e estas pessoas precisam estar inseridas em um ambiente que favoreça essa aprendizagem, possibilitando a estes um fácil acesso ao novo idioma. Por isso, todas as pessoas, independentemente de serem jovens ou adultos, podem aprender um novo idioma desde que tenhamos acesso constante e diário a este e que haja estímulo necessário por parte do aprendiz para tal atividade.

Professor nativo é melhor

MITO

Ser nativo na língua não significa que a pessoa é capaz para ensiná-la. A vantagem do nativo é que ele sabe falar o idioma fluentemente, porém isso não significa que ele necessariamente saiba como transmitir seus conhecimentos aos alunos, e organizar uma metodologia de aprendizagem que favoreça e facilite o aprendizado ao aprendiz.

 

Estudar todo dia é melhor que fazer intensivo

VERDADE

Ter uma rotina de estudos é muito mais efetivo e oferece mais resultados do que os intensivos de inglês duas vezes por semana. Assim, na hora de aprender uma nova língua, a prática constante para fixar o seu conteúdo, é extremamente favorável. O segredo é ter contato diário e constante para criar "inputs" desse novo idioma.

 

Só é possível ser fluente em inglês se morar no exterior

MITO

Pouco adianta morar em outro país sem estudar e praticar o idioma. Para aprender é necessário dedicação e prática, independentemente do lugar em que se more.

 

Não tem jeito! Tem gente que não leva jeito

MITO

Todas as pessoas têm a expertise para aprender línguas. O linguista Noam Chomsky revela que os indivíduos possuem uma gramática internalizada, que seria uma espécie de habilidade para aprender e entender a estrutura linguística de vários idiomas. Como dito acima, precisa de prática, motivação e persistência.

 

O sotaque interfere na pronúncia correta do inglês.

VERDADE

Entretanto, isso não interfere na comunicação e compreensão dos / entre os falantes, já que existe uma tendência mundial caracterizando a língua oral inglesa em "Inglês Universal". Nessa perspectiva de inglês Universal a fala dos interlocutores versa mais para a compreensão global e organização tópica dos assuntos abordados. Se os aspectos gramaticais estão de acordo, se o falante conseguiu iniciar e finalizar uma ideia, se conseguiu concordar, discordar, refutar e adicionar pontos ao que se está falando. Quanto à pronúncia, os falantes irão perceber que você não é um falante nativo, ou seja, originário de um país de língua inglesa, mas eles perceberão que você tem um inglês fluente por se comunicar na língua sem travas e sem amarras.

É preciso ter conhecimento da gramática para aprender inglês

VERDADE

Verdade, mas… a gramática da língua inglesa, como a gramática de qualquer língua, é composta como um conjunto de regras que normatizam o idioma. Elas ditam "o que" e "como" deve ser falado por todos. Isso facilita para que todos os falantes se entendam e se compreendam durante a prática da oralidade e escrita. Entretanto, a língua inglesa nas modalidades de escrita e oralidade é uma língua plural e diversificada, compreende-se inclusive com argumentos e tipologias conhecidas como "não gramaticais". Por isso, é interessante que o ensino do idioma ampare a língua em situações de formalidade e informalidade, e o uso adequado de um registro que prevê a situação comunicativa.

 

Depois de aprender inglês, a pessoa pode parar de estudar que não esquece.

MITO

Falar qualquer idioma, inclusive o Inglês exige treino, e por isso, a partir do momento em que se para de praticar, com o tempo você automaticamente esquece tudo esquece boa parte do que aprendeu o que aprendeu.

 

Foto: Taylor Wilson/Ling Languages ​​

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários