Educação

Uniasselvi realiza simpósio sobre inclusão e práticas pedagógicas

O foco do evento foi alfabetização oral, escrita e matemática, através da inclusão.

Andrea Trindade

Com o tema: Práticas pedagógicas e atitudes inclusivas: Desafio da escola para garantir o direito de aprender, a Faculdade Uniasselvi, pólo Feira de Santana promoveu na sexta-feira (13) o II Simpósio das Licenciaturas.

O foco do evento foi alfabetização oral, escrita e matemática, através da inclusão. Entre os participantes do debate estava a professora Lucia Pianezzer (Santa Catarina), que destacou a importância do ensino da matemática de forma lúdica, de modo a fazer com que a criança busque o resultado através do próprio raciocínio e persistência. Para ela a matemática não é nenhum bicho papão. Ela disse em entrevista ao Acorda Cidade que o que torna a matemática desinteressante para as crianças é a forma como ela é ensinada por alguns professores.

"Eu vim tirar este preconceito da matemática de que ela é um bicho papão e trazer para nossos professores e futuros professores  que a matemática pode ser muito prazerosa,  que a matemática pode ser lúdica. Ela tem que ser aprendida  pela criança. A partir do momento em  que  a gente consegue mostrar para as crianças  a funcionalidade da matemática, elas gostam de matemática. Quando são pequenas elas adoram contar, escrever ou desenhar números.  Elas vão crescendo e achando a matemática difícil, mas a matemática não é difícil. Os professores dependendo da maneira como trabalham a matemática nas escolas vão transformando-a num bicho papão", observou.

Para a professora quando a matémática envolve só a técnica ela realmente torna-se um bicho papão para as crianças. Ela destacou que é importante perceber que a matemática está presente no dia-a-dia e assim é possível vivenciá-la através das diversas situações e também estimular os alunos a pensar e resolver problemas matemáticos de forma prazerosa.

"Não temos mais  aquela criança que fica sentadinha no banco da escola esperando que o professor diga a ela  tudo o que ela  tem que fazer. Hoje as crianças são ativas no processo  de aprendizagem, são protagonistas.  Se o professor  hoje tentar dar aula da mesma forma como nós aprendemos no passado ele não vai ter êxito  porque as crianças hoje buscam mais, tem acesso a  muito mais informação. Elas tem acesso  a muita tecnologia, então não dá para gente dar aula hoje como se dava há 30 ou 40 anos atrás. O professor tem que evoluir. É outra geração de crianças e são outros olhares que temos que ter através da matemática", afirmou.

Segundo Lucia Pianezzer, os conceitos matemáticos não mudam. Eles continuam os mesmos. A forma de transmiti-los que precisa mudar e a educação tem que envolver a estimulação do pensamento. Ela pontuou que muitos adultos tem dificuldades para interpretar matémática porque não tiveram o pensamento estimulado. Foram educados dentro de uma perspectiva repetitiva de aprender a decorar e a reproduzir

"Hoje a gente já fala de uma educação que estimula o pensamento. Quando a  situação é desafiadora, muitas vezes desistimos até mesmo antes do fim. Quem tem problemas com a matemática muitas vezes tem problemas na  vida, desiste da faculdade no meio do curso, não persiste. O erro é parte do processo e é construção. Eu vou errar duas, três vezes, quatro, cinco, seis vezes aquele, mas vou acertar. Temos que persistir porque vamos acertar. É isso que estamos tentando incutir nas nossas crianças. A matemática que a gente quer é a que ensina a pensar e a buscar o resultado pela persistência", finalizou.

Além da professora Lucia Pianezzer estavam presentes Neuzi Schotten (Santa Catarina) e Graça Bispo (Vitória da Conquista) que abordaram  a inclusão no processo do Ensino Aprendizagem e dentro dos documentos oficiais da educação: Leis de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB); Parâmetros Curriculares Nacional (PCNs); Currículo Base Comum Nacional e a Constituição Federal.

Com informações e fotos do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.

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