Reunir acadêmicos, mentores, profissionais de saúde e comunidade em um projeto inovador com foco na melhoria da qualidade de vida e saúde da população feirense. Com esse objetivo o Centro Universitário de Excelência – Unex, lançou na última segunda-feira, 29 de agosto, o projeto interprofissional X-Mission, com a presença de mais de 500 pessoas, entre alunos, professores e convidados, como a Secretária de Educação do município Anaci Paim.
O projeto interprofissional, pioneiro na cidade, tem o intuito de buscar soluções inovadoras para as questões de saúde de Feira de Santana com a perspectiva de impactar mais de 100 pessoas nas comunidades que participarão diretamente do projeto que conta com o conhecimento dos estudantes da instituição, que estão sendo nomeados de membros, e que serão acompanhados pelos mentores do projeto. Estão envolvidos na ação alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Biomedicina, Fisioterapia, Farmácia, Psicologia, Nutrição, Odontologia, Medicina Veterinária e Educação Física.
Para a Vice-Presidente de Marketing e Relacionamento do Grupo UniFTC, Milena Oliveira, o projeto traduz o compromisso da instituição na formação de profissionais humanos e responsáveis com o bem-estar da sociedade. “O X-MISSION segue e reforça nosso DNA. Ele foi pensado para trazer uma integração cada vez maior da Unex com os alunos, a comunidade e o corpo docente”, afirma.
De acordo com Marcly Amorim Pizzani, reitora da Unex “esse é mais um projeto que valida o movimento em evolução, através da reunião dos estudantes de diversos cursos da área de saúde, junto com a comunidade e parceiros, que buscam entender os desafios da sociedade e propor soluções para que possamos construir juntos uma comunidade melhor”, diz a reitora.
Segundo Anaci Paim, Secretária de Educação de Feira de Santana, essa é uma inciativa primorosa e que traz muitas expectativas para todos os envolvidos. “Temos a certeza de que será um projeto exitoso, considerando a união entre academia e comunidade, e que vai promover uma experiência muito benéfica para todos”, disse ela, que participou do lançamento do projeto.
Já para Leidiane Brito, Gestora de Relacionamento do SEBRAE – Feira de Santana, a iniciativa da UNEX forma profissionais mais capacitados para lidar com as diversas questões que envolvem a saúde. “Esse é um projeto que está totalmente ligado com os profissionais do futuro e com o desenvolvimento que pensamos para Feira de Santana”, comemora.
Como funcionará o X-Mission:
O projeto X-Mission será realizado em três grandes etapas: Maratona de Ideias (competição de geração de ideias criativas), Hackathon (desenvolvimento de ideias inovadoras) e Innovation Talk (oportunidade de captação de investimento para ideias/soluções).
Nesta primeira edição, será realizada a Maratona de ideais durante todo o semestre letivo 2022.2, com a participação dos estudantes das disciplinas Saúde Coletiva, Educação em Saúde e Fundamentos da Odontologia. Eles devem formar grupos interprofissionais que trabalharão juntos em uma proposta de solução para um problema da saúde de uma ou mais comunidades. Aqui, os membros das equipes interagem com representantes de 10 comunidades locais com o objetivo de identificar as reais necessidades dos pacientes.
Além das visitas às comunidades, os estudantes também participarão de oficinas de capacitação, como Canva e Pitch, para que possam apresentar as ideias a uma banca examinadora. Ao final do semestre, os participantes serão premiados e os três projetos melhor avaliados serão publicados na Revista Graduação em Movimento, pertencente ao Grupo Educacional.
“Esse é um grande projeto interprofissional e que busca desenvolver skills de inovação em nossos estudantes com um grande propósito: cuidar das pessoas”, destaca o embaixador do X-MISSION e coordenador do curso de Sistemas da Informação da UNEX, Fabrício Oliveira.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram