Educação

Últimos dias para inscrições na Olimpíada Brasileira de Matemática 2013

Na Bahia, até a tarde desta quarta-feira, 2.971 escolas de 413 municípios já inscreveram 1.236,117 alunos na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, disputada em 2012 por quase milhões de alunos de todo o país.

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Encerra-se na próxima sexta-feira (5), o período de inscrição naOlimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a OBMEP 2013. Escolas públicas (municipais, estaduais e federais) de todo o país que ainda não inscreveram seus alunos na Olimpíada podem fazê-lo pelo site www.obmep.org.br.
 
Na Bahia, até à tarde desta quarta-feira, 2.971 escolas de 413 municípios inscreveram 1.236,117 alunos na competição. Em 2012, a Olimpíada teve a participação de quase 20 milhões de alunos de 46.728 escolas, localizadas em 99.42% dos municípios brasileiros.
 
Criada em 2005 com o objetivo de estimular o estudo da matemática entre alunos de escolas públicas e revelar talentos, a OBMEP é um projeto do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). É promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
 
Provas em duas fases – A Olimpíada é realizada em duas fases, e as provas são diferenciadas por níveis: nível 1 (alunos do 6º e 7º anos do ensino fundamental); nível 2 (alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental); e nível 3 (alunos do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio).
 
Nafase, classificatória, todos os alunos inscritos fazem provas objetivas (20 questões de múltipla escolha). As provas dafase daedição da OBMEP serão no dia 4 de junho, terça-feira, em horário a ser definido pelas próprias escolas.
 
Os alunos de cada escola com melhor desempenho nafase (de acordo com os critérios estipulados no regulamento da OBMEP 2013) se classificam para a 2ª fase, cujas provas serão no dia 14 de setembro, às 14h30 (horário de Brasília), em locais que serão definidos pela coordenação da OBMEP. As provas dafase são discursivas, compostas de seis a oito questões.
 
Aumento do número de premiados e de bolsistas no PIC – No dia 29 de novembro, serão divulgados os premiados da OBMEP 2013, sendo 6.000 medalhistas (500 medalhistas de ouro, 900 medalhistas de prata e 4.600 medalhistas de bronze) e cerca de 46.200 ganhadores de menções honrosas. Os 6.000 medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC-OBMEP), que será realizado em 2014, ano em que a OBMEP completará 10 anos.
 
Além do aumento do número de medalhistas (de 4.500 em 2012 para 6.000 em 2013) e, por conseguinte, do número de alunos bolsistas que poderão participar do PIC, a 9ª edição da OBMEP também traz como novidade o lançamento dos Clubes de Matemática, que têm como objetivo disseminar o estudo da disciplina e mostrar, por meio de uma série de atividades, como ela pode ser interessante, desafiadora e divertida. Alunos de todo o país podem formar Clubes Olímpicos de Matemática e inscrevê-los no bloghttp://clubes.obmep.org.br/blog.
 
No site www.obmep.org.br é disponibilizado material didático de qualidade que pode ser usado por estudantes e professores de todo o país. No mesmo endereço, também é possível conhecer os programas desenvolvidos pela OBMEP, como o PIC Jr., voltado para alunos do ensino fundamental e médio; o PICME, voltado para alunos do ensino superior; o PECI, Preparação Especial para Competições Internacionais; e o POTI, Programa Olímpico de Treinamento Intensivo.
 
Sobre o IMPA – Com padrão científico semelhante ao das melhores instituições dos países desenvolvidos, o IMPA é o instituto de matemática de maior prestígio na América Latina. Localizado no Rio de Janeiro, o IMPA conta hoje com 50 pesquisadores, detentores de inúmeros prêmios em âmbito nacional e internacional.
 
Avaliados com nota máxima pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), os programas de Mestrado e Doutorado do Instituto atraem alunos de todos os continentes, em especial da América Latina. Ao longo de sua história, o programa de pós-graduação do IMPA formou 355 doutores e mais de 700 mestres, que atuam em grande número de universidades do Brasil e do exterior.
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