Acorda Cidade
A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), através da Assessoria Especial de Relações Institucionais (Aeri), vai receber 17 estudantes de dez países para cursarem a graduação e a pós-graduação na instituição. Eles foram selecionados através de convênios assinados entre a Uefs e as universidades de origem. Todos os discentes da pós-graduação receberão bolsas concedidas pelos programas. Os estudantes não falantes do português serão direcionados para o curso de Língua Portuguesa, ofertado pelo Núcleo de Línguas do Programa Idiomas sem Fronteiras.
Os alunos são dos seguintes países: Benin, Bolívia, Costa do Marfim, Cuba, Equador, Gana, Haiti, Moçambique, Nigéria e Venezuela. Quatro já chegaram e vão estudar nos programas de Pós-graduação em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente (PPGM), em Estudos Literários (Progel) e em Estudos Linguísticos (PPGEL). Outros quatro também já estão na Uefs para cursar as graduações de Engenharia de Computação, Odontologia e Geografia. Mais nove discentes, nove para as pós-graduações de Saúde Coletiva Mestrado (PPGSC) e de Engenharia Civil e Ambiental (PPGECEA), e um para a graduação em Letras Vernáculas devem chegar ainda no mês de março.
Para Soanne Oliveira, assessora de Relações Institucionais da Uefs, a internacionalização no ensino superior é um passo importante na transformação da educação, formando profissionais com competências multiculturais e pensamento global. “Aprender sobre determinada temática não é mais suficiente. Cada vez mais precisamos compreender como esta está inserida no mundo globalizado e como é percebida a partir de uma perspectiva intercultural. Os programas de pós-graduação da Uefs entendem e se mobilizam para estender aos discentes internacionais a consolidação de projetos de pesquisa transversais, colocando assim a instituição no rol de universidades comprometidas na resolução de demandas internacionais".
Os alunos internacionais fazem parte dos programas de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), dos ministérios da Educação e de Relações Exteriores, de Formação de Professores de Educação Superior de Países Africanos (ProAfri) e de Alianças para a Educação e a Capacitação (PAEC/OEA), do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), e de editais próprios dos programas de pós-graduação da Uefs. Atualmente, a Uefs tem 52 estudantes de outros países matriculados na graduação e na pós-graduação.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia