Estão sendo realizadas na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) a 6ª Feira de Graduação e da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O evento reúne estudantes da educação básica das redes pública e privada de ensino. A programação inclui visita aos estandes dos cursos de graduação, a espaços do campus universitário, como museus, laboratórios e o Observatório Antares, exibição de vídeos, mostras de atividades, apresentações artísticas e de projetos de extensão, vacinação, palestras sobre carreiras e oficinas. Todas as atividades são gratuitas e seguem até esta quarta-feira (05).
A cerimônia de abertura dos eventos foi realizada no anfiteatro, do módulo 2. O evento contou com apresentações da Orquestra Sinfônica da Uefs, que homenageou os 80 anos de Caetano Veloso e Gilberto Gil, do grupo vocal Licemus e do grupo de Contação de Histórias “Nem te conto”, com Denise Fersan. A abertura reuniu alunos e servidores e teve palestra com o tema “Diversidade, pluralidade e coletividades: o eu em função do nós na sociedade pós-pandêmica”.
A palestra foi ministrada pela professora Ivy Guedes, docente do curso de Licenciatura em Educação Física da Uefs e doutora em Educação e Contemporaneidade (Uneb). “É um momento da gente mostrar como a universidade está implicada em um contexto de pandemia e de pós-pandemia. É relevante demais trazer os estudantes porque uma vez que eles entram aqui a gente tem a oportunidade de dizer que a universidade é para eles, que começam a nutrir e a prospectar a ideia que hoje eles são convidados e amanhã podem ser discentes”, afirmou.
O reitor da Uefs, Evandro do Nascimento, também destacou a oportunidade de durante a Feira de Graduação e a Semana de Ciência e Tecnologia apresentar o que é produzido na universidade para a sociedade. “Aqui nós temos a defesa de direitos, sobretudo o direito à cidadania através do conhecimento baseado no pensamento crítico e em propostas de formação emancipatória. Precisamos valorizar a ciência do país que tem sofrido ataques inimagináveis nos últimos tempos e mostrar para a sociedade o que é ciência e qual a sua importância para a vida de um país”, destacou.
A Uefs oferta 35 cursos de graduação em diversas áreas do conhecimento, como ciências humanas, saúde, letras e tecnologia. De acordo com a pró-reitora de Graduação da Uefs, Silvia Passos, nos dois dias de feira os alunos da educação básica vão poder compreender melhor que uma universidade pública não está voltada apenas para o ensino, mas também para pesquisa e extensão. Durante a Semana de Ciência e Tecnologia, que tem programação em todo o mês de outubro, as atividades desenvolvidas nos projetos também serão compartilhados, como explicou a pró-reitora de Extensão, Rita Brêda.
Mais de 40 escolas de Feira de Santana e cidades da região vão visitar a Uefs até esta quarta-feira (05). “É uma oportunidade riquíssima que a comunidade acadêmica tem de dar visibilidade aos cursos, programas e projetos e de mostrar à sociedade porque a Uefs é considerada a mais importante instituição de ensino superior de ensino de Feira e região”, explicou. A programação completa dos dois eventos pode ser conferida no site www.feiradegraduacao.uefs.br.
Também participaram da cerimônia de abertura da Feira de Graduação e da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia a vice-reitora, Amali Mussi, a chefe de gabinete Taíse Bomfim, as pró-reitoras Sandra Nívea Soares (Propaae), Silvone Santa Bárbara (PPPG) e Aretusa Lima (PGDP), além de chefes de unidades, diretores de departamentos e coordenadores de colegiados. Ainda estiveram presentes o superintendente da Coordenação Executiva de Programas e Projetos Estratégicos da Secretaria de Educação do Estado, Marcius Gomes, a professora Luciana Rios, representando a Secretaria de Educação de Feira de Santana, e a ex-vice-reitora da Uefs, Norma Lúcia Fernandes.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram