Acorda Cidade
A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) doou álcool glicerinado 80% para higienização de mãos a quatorze instituições filantrópicas feirenses, numa iniciativa do programa de extensão “Farmácia-Escola: integração entre ensino, serviço e comunidade”, ligado ao curso de Farmácia. Segundo Tatiane Alencar, professora coordenadora do programa, a produção de soluções antissépticas e sanitizantes foi idealizada no contexto de combate à proliferação do novo Coronavírus.
Foto: Edvan Barbosa/Ascom (Uefs)
A primeira etapa do projeto foi realizada em parceria com a prefeitura da cidade de Santo Estevão (BA).
Nesta segunda etapa, a produção foi inteiramente com recursos próprios da Uefs e com a participação das demais docentes envolvidas no projeto, contando com a colaboração do Conselho Regional de Farmácia da Bahia que doou as embalagens, e viabilizada para as instituições filantrópicas que continuam em atividade mesmo diante deste cenário de pandemia. Tatiane Alencar ressalta que foram produzidos 180 litros do álcool glicerinado destinado à higienização de mãos, solução que possui a mesma eficácia do álcool em gel.
“Para os cuidados prioritários com a população de idosos na prevenção ao novo coronavírus, é de suma importância que realizemos alguns hábitos e medidas simples para evitar a propagação da doença, hábitos como o uso da solução alcoólica que comprovadamente favorecem a contenção do vírus. Daí a importância dessa doação que recebemos da Uefs”, salientou Maria Célia Bastos Cerqueira, coordenadora da Associação Feirense de Assistência Social (Afas), uma das instituições beneficiadas.