Acorda Cidade
A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) sedia até amanhã (6), o Seminário Articulador de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos. O evento apresenta uma proposta de integrar as diversas instâncias do poder público local, junto à sociedade feirense, no intuito de fomentar ações conjuntas de prevenção à violência.
Na solenidade de abertura, realizada na manhã de hoje (5), foi composta uma mesa presidida pelo Secretário da Seprev, Pablo Roberto, com o Ouvidor da Uefs, Marconi Porto Sena, e representantes do Comando Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, da Comissão de Direitos Humanos da OAB, da Secretaria de Meio Ambiente, do Conselho da pessoa com deficiência, da Guarda Municipal de Feira, da Guarda Municipal de Suzano/SP, do Centro de Referência da mulher e do Sindicato dos Agentes Comunitários.
A diversidade na composição da mesa de abertura enriqueceu as apresentações e ratificou a importância do empenho conjunto para a consolidação das propostas a serem discutidas no Seminário.
Ideias como o papel da educação nas ações preventivas, o debate a respeito dos conceitos e dos tipos de violência, ou a respeito do que trata efetivamente os direitos humanos, a experiência da Patrulha Maria da Penha, realizada pela Guarda Municipal de Suzano em São Paulo, a universidade em parceria com o poder público nos debates e proposições foram temas sugeridos para aprofundamento nas discussões.
O tema da Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos foi muito bem recebido e todos os representantes da mesa de abertura, bem como o público presente expressaram motivação para unir esforços nessa articulação.