Acorda Cidade
A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) deu início, na segunda-feira (15), a 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com o tema “Ciência para a Redução das Desigualdades”, que reúne concomitantemente o 22º Seminário de Iniciação Científica, o Seminário Interno de Extensão, o 1° Seminário da Pós-Graduação e a 2°Feira de Graduação.
Na palestra de abertura, que abordou “Astronomia para o desenvolvimento global no século XXI: Escola, Universidade, e Sociedade”, o professor doutor Alan Alves Brito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), afirmou a importância “do lugar de fala na Ciência diante da desigualdade, que envolve a desigualdade de gênero, raça/etnia, geração e classe social”.
Segundo o palestrante, a ideia de pensar em ciência como desenvolvimento é criar estratégias para combater o racismo, pensando em escola pública com um ensino de qualidade.
A Semana Nacional é realizada desde 2004, pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPPG/Uefs), Governo do Estado da Bahia, Fundação de Amparo á Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq), com o objetivo de expor e mobilizar a comunidade, para possibilitar o conhecimento sobre a Ciência e Tecnologia, através de temas, criatividade e inovação. A programação, que prossegue até domingo (21), aberta ao público, pode ser acessada no link:
https://sites.google.com/uefs.br/xvsnctuefs/programa%C3%A7%C3%A3o/snct?authuser=0