Acorda Cidade
A Universidade Estadual de Feira de Santana deu início, nesta segunda-feira (17), à 23ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (sobre o tema 'Ciência Alimentando o Brasil'), realizada em paralelo, por instituições de todo o país, ao 23º Seminário de Iniciação Científica e à 19ª Semana de Física. As atividades, que prosseguem até sexta-feira (21), são abertas ao público, inclusive a crianças e adolescentes, que podem conferir a programação através da internet no portal da uefs no endereço http://www.uefs.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=122
Na palestra de abertura, sobre o tema 'Inovações Tecnológicas na Alimentação Contemporânea', a professora doutora Elisa Teshima, do curso de Engenharia de Alimentos, afirmou que pesquisa realizada perante o consumidor brasileiro indica desconhecimento em relação aos termos apresentados nas embalagens de composição dos produtos comercializados.
A pesquisa concluiu que apenas 30% dos consumidores afirmaram conhecer bem as indicações do selo de qualidade dos alimentos. Os percentuais são ainda menores no que diz respeito a informações sobre produtos orgânicos (18%), enriquecidos (17%), funcionais e sustentáveis (8%), transgênicos (7%), emissões de carbono (5%) e rastreabilidade (3%).
O conhecimento sobre a origem dos alimentos por parte do consumidor e as condições de produção e substâncias que foram usadas durante a cadeia produtiva, até chegar ao supermercado, são consideradas importantes, porque, dentre outros fatores, indica se foi ou não usado agrotóxico e se a quantidade usada está dentro do limite estabelecido por lei. Além disso, com a indicação, é possível saber a distância onde o alimento foi produzido e onde está sendo vendido, já que a proximidade indica que está mais fresco e com menos poluentes emitidos no transporte.
Outro assunto abordado pela professora Elisa Techima foi a tendência do Brasil permanecer como principal fornecedor de alimentos do mundo. Projeção indica que o país será responsável pelo fornecimento de 40% dos alimentos para uma população de 8 bilhões de pessoas em 2045.
A Semana Nacional é realizada desde 2004, pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, com a finalidade de mobilizar a população, em especial crianças e jovens para diversos temas, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. As atividades prosseguem até domingo (23), em nível nacional, e sexta-feira (21), na Uefs, inclusive no Campus Avançado de Lençóis, na Chapada Diamantina (Confira programação aqui).