Rachel Pinto
O prefeito Colbert Martins publicou na manhã desta quarta-feira (6) no Diário Oficial do Município decretos referente ao novo piso salarial dos professores que seguirá o piso nacional e também o decreto de aumento de 5% no salário de todos os servidores municipais. O piso nacional dos professores prevê o reajuste de 33,24%, elevando para R$ 3.845,63 o salário inicial da categoria para a jornada de 40 horas semanais. Porém, só receberá o reajuste quem não está recebendo o piso nacional.
A secretária de educação Anaci Paim disse ao Acorda Cidade que a Secretaria da Fazenda irá fazer um estudo para definir quais professores se enquadram para receber o piso nacional. Ela informou que hoje também se reuniu com representantes da APLB para ver a pauta de reivindicações da categoria e apresentar as contrapropostas do governo.
Além do reajuste salarial, está na pauta a mudança de carga horária e de referência, que de acordo com ela, o governo irá realizar assim que acabar a greve.
Ela relatou que a APLB fará uma nova assembleia na tarde de hoje (6) para decidir com a categoria sobre os próximos passos do movimento.
“A APLB ouviu a proposta e está esperando o documento confirmando tudo isso que nós falamos para submeter a avaliação da assembleia. Os níveis de professores que não estiveram recebendo o piso salarial vão receber com efeito retroativo, contemplando também os aposentados”, disse.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia