Acorda Cidade
A necessidade de uma política efetiva de prevenção à saúde da população masculina foi destacada na noite de ontem (18), durante o I Ciclo de Palestras sobre a Saúde do Homem, realizado no Auditório Professora Terezinha Mamona, no campus da FTC Feira de Santana. O evento foi organizado por estudantes do curso de enfermagem sob a orientação da professora Franciele Dourado.
“A saúde do homem não deve ser tratada durante um mês, mas no dia a dia”, defendeu a professora e enfermeira Daniele Oliveira, que é secretária de Saúde do Município de Santa Bárbara. Ela falou sobre o tema Saúde do Homem no SUS (Sistema Único de Saúde) e lembrou que já é internalizado o fato de que a mulher busca mais a prevenção de doenças, postura que é algo recente para o homem.
Além dessa dificuldade de cuidar da saúde de forma preventiva, é comum o homem “levar tudo no peito” e por causa disso ficar mais vulnerável a doenças ou ferimentos resultantes da violência urbana. “O homem acha que pode tudo”, frisou o professor e Carlos Estrela, ao abordar descuidos aparentemente simples, como não estar imunizado contra o tétano, que podem gerar consequências sérias.
O evento contou ainda com a participação do médico oncologista Rodrigo Sarapião, que abordou o sugestivo tema Cuidados com a próstata, uma das questões mais discutidas nos últimos tempos e motivo principal da campanha Novembro Azul, que acontece no Brasil inteiro. Vale lembrar que 17 de novembro foi instituído o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.
A coordenadora do curso, professora Hayana Leal Barbosa, ressaltou o empenho dos alunos para a realização do Ciclo de Palestras como atividade complementar. “É um momento de muito aprendizado, não somente pelos temas abordados, mas pelo nível dos palestrantes”, resumiu a estudante do 7º semestre Maria das Dores Rêgo, que atuou como mestre de cerimônia. Após os debates, os participantes foram contemplados com brindes e a apresentação musical de Laís Vieira.