Ilani Silva
O secretario da Fazenda, Wagner Gonçalves, afirma que o salário dos professores em Feira de Santana é estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC).
Segundo ele, o salário dos profissionais da educação nunca foi menor do que o estabelecido pelo MEC com o valor de R$ 1.187,08 e não R$ 1.597,87 como aponta o presidente da APLB, Germano Barreto.
“O piso considera a capacidade média dos municípios de poder honrar com seus compromissos e também para não afetar a lei de responsabilidade fiscal, que estabelece e um limite de 51,3% para pagamento de folha”, disse o secretário.
Sobre o plano de cargos e salários, outra reivindicação da APLB, Wagner Gonçalves explicou que uma parte do acordo já está sendo cumprida, como a melhoria das condições de trabalho.
“Reformamos escolas, melhoramos a sala de aula, dando condições de conforto, compramos mobílias novas, cadeiras, quadros, lousa eletrônica, matricula informatizada, investimento na estrutura, colocamos novos ônibus, foi distribuído kit de fardamento”, comentou.
Ainda de acordo com o secretário, uma das propostas foi não assumir o crescimento da folha de pagamento em mais de 3%, mas segundo ele, o impacto já está sendo de mais de 4% sem adicionar o valor do reajuste que o governo está propondo em 5,9%, referente a inflação. As informações são do repórter Paulo José do programa Acorda Cidade