A primeira Biblioteca Municipal de Feira de Santana, fundada no dia 16 de janeiro de 1890, funcionava em um antigo casarão situado na Praça João Pedreira.
Anos depois, esse patrimônio que hoje conhecemos como Biblioteca Municipal Arnold Ferreira da Silva, foi deslocado para a Rua Germiniano Costa, sendo inaugurada em 26 de abril de 1966.
Atualmente, esta, que é considerada a maior biblioteca escolar municipal do estado, que conta com um acervo de mais de 15 mil livros, está fechada para reforma há mais de dois anos.
A situação está gerando insatisfação da população que clama pela abertura e restauração desse patrimônio histórico e cultural, muito usado por estudantes e professores.
Furto e licitação adiada
O secretário de Cultura, Esporte e Lazer e presidente interino da Fundação Municipal de Tecnologia da Informação, Telecomunicações e Cultura Egberto Tavares Costa (Funttitec), Jairo Carneiro Filho, informou ao Acorda Cidade, que durante a pandemia, a biblioteca passou por um processo licitatório, mas por conta de um imprevisto, a obra foi adiada.
“A Biblioteca Municipal passou por um processo licitatório durante a pandemia, para darmos início a ordem de serviço. Nesse tempo tivemos uma situação de furto do equipamento, na qual fizemos um boletim de ocorrência e esse furto fez com que a empresa que ganhou a licitação não pudesse dar início, já que a planilha em que foi feita a licitação houve uma alteração significativa, com isso a empresa não pode iniciar as obras,” explicou.
O secretário informou também, que uma nova planilha solicitando uma nova licitação, já foi encaminhada para a Secretaria de Planejamento.
“Nós já recebemos essa planilha da Secretaria de Planejamento e já encaminhamos a solicitação para a publicação da nova licitação, já que houve uma alteração significativa, principalmente na parte elétrica que foi furtada da biblioteca Arnold Silva, com isso o processo administrativo licitatório que está em andamento, será publicado e logo em seguida quando tivermos a empresa ganhadora deste certame, daremos de imediato a ordem de serviço para que seja executada essa questão da reforma da biblioteca Arnold Silva,” contou.
Segundo o secretário, enquanto a reforma da biblioteca não é iniciada, as pessoas podem se dirigir ao prédio que fica em frente à unidade, onde está funcionando, de forma temporária, a biblioteca, mas estudantes relataram que não encontram o local aberto.
“A população está tendo atendimento nesse prédio temporário enquanto a biblioteca, que está fechada, aguarda esse trâmite licitatório,” destacou.
A estudante Camila Soares disse que sempre marcava reuniões de estudo com seus colegas da escola na biblioteca.
Já o artista plástico Domingos Paixão contou ao Acorda Cidade, que a biblioteca municipal possui grande importância para a cidade de Feira de Santana.
“É onde está todo histórico da educação, do conhecimento, é uma fonte de pesquisa, é uma fonte de conhecimento. A reforma da biblioteca é uma coisa que não temos previsão de quando estará pronta… Eu acho um descaso com o dinheiro público e com a educação, a educação na Bahia está a desejar. É uma coisa que a gente vê e fica indignado, porque a gente paga tantos impostos, e a área da educação que é o futuro da nossa nação não possui atenção. Um país sem educação é um país sem futuro,” desabafou.
O fotógrafo, Renato Silva dos Santos, disse ao Acorda Cidade que o local está abandonado servindo de espaço para jovens viciados em drogas e moradores de ruas, o que contribui para a insegurança da população.
“A biblioteca de Feira de Santana é um patrimônio para os estudantes, oferecendo mais ensino, estudos, pesquisas… para que as pessoas possam se qualificar mais, não só os estudantes, mas a população em geral. A biblioteca deveria voltar, ter uma reforma no seu estado físico, para que possa ter uma qualidade melhor de estrutura e de ensino para a população,” ressaltou.
Leia também:
Comerciantes reclamam de situação da Biblioteca Municipal; empresa já assinou ordem para reforma
Biblioteca Municipal Arnold Silva volta receber público em local provisório
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram