Feira de Santana

Rede estadual: pais formam longas filas para garantir matrícula dos filhos

Para conseguir uma vaga, alguns pais dormiram na fila.

Daniela Cardoso

O primeiro dia de matrícula da rede estadual de ensino foi marcado por longas filas em algumas escolas de Feira de Santana. Um dos exemplos foi no colégio Gastão Guimarães, onde cerca de 500 pais aguardavam a abertura dos portões nas primeiras horas desta terça (22). Para conseguir uma vaga, alguns pais dormiram na fila.

“Cheguei por volta das 20h da noite de ontem. Eu e várias pessoas dormimos aqui. Trouxemos café, biscoito. Moro no Sítio Matias e vim pra cá andando. Deixei tudo em casa e ainda assim fui a sétima”, relatou Ana Rita Gonçalves, que estava na fila para matricular dois filhos.

Jocilene da Silva, moradora do bairro Pedra do Descaso, também chegou por volta das 20h. “A gente nem dormiu senão o povo passava na frente. Trouxemos café, torrada, pão. Como os portões só abrem às 8 da manhã, vamos completar 12h na fila”, disse.

A dona de casa Cristiane Brito, moradora do bairro Tomba, madrugou na fila. Ela conta que chegou às 3h da manhã e que já tinham 15 pessoas na frente. “É muito difícil e todo ano é assim”, reclamou.

Cronograma de matrícula

Nesta terça-feira (22), primeiro dia, será destinado à transferência dos estudantes da rede estadual. O processo será feito presencialmente em qualquer unidade escolar ou pela internet, pelo Portal da Educação. Para fazer a transferência, via internet, o estudante deverá utilizar o Código de Matrícula que ele recebeu na sua escola de origem ou se dirigir a qualquer escola estadual. O mesmo vale para o estudante cuja escola de origem não oferecerá a série subsequente.

Nos dias 23 e 24, são os estudantes da rede municipal, dos municípios que fizeram a parceria com a Secretaria, que também podem fazer o procedimento online. Já os alunos novos, cujo processo inicia dia 25 e vai até 29, só podem fazer a matrícula, comparecendo em uma unidade escolar da rede.

Na quarta (23) e na quinta (24), a matrícula será para os concluintes do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental das redes municipais de ensino. A matrícula poderá ser feita em qualquer colégio da rede estadual e via internet para os alunos da capital baiana e de mais 59 municípios.

Na sexta-feira (25), a matrícula será para os novos alunos do Ensino Fundamental vindos da rede particular de ensino ou de outros estados e que passarão a integrar a rede estadual. O processo será feito somente presencialmente, em qualquer escola estadual. Já a segunda (28) e a terça (29) serão reservadas para os novos estudantes do Ensino Médio que vêm da rede particular ou de outros estados. A matrícula, neste caso, também só poderá ser feita presencialmente, em qualquer colégio da rede, e se dará nas diferentes modalidades, como exemplo Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos.

Por fim, os estudantes com necessidade especial (deficiência, transtorno global do desenvolvimento e/ou altas habilidades/superdotação, com ou sem diagnóstico comprovado) que fizeram a inscrição na pré-matrícula, no mês de novembro, deverão comparecer à unidade escolar indicada no cadastro no dia 31 (quinta-feira) para a entrega da documentação exigida para a consolidação do processo.

Documentação

Para a efetivação da matrícula, deverão ser apresentados na unidade escolar os seguintes documentos: original do Histórico Escolar ou do Atestado de Escolaridade (que deve ser substituído pelo original do Histórico Escolar em até 30 dias); original e cópia da Cédula de Identidade ou Certidão de Nascimento; original e cópia do CPF; original e cópia legível com data recente do comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU e cartão de crédito ou TV por assinatura). Neste ano, se tornou obrigatória a apresentação da original e cópia da Carteira de Vacinação para estudantes com até 18 anos.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.
 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários