Feira de Santana

Receptores de sinal pirata transformados em minicomputadores são doados às escolas

Iniciativa ressignificou a utilização dos produtos.

Entrega de Equipamentos
Foto: Milena Brandão/Seduc

De produto ilegal à tecnologia a favor da educação. Cinquenta receptores de sinal clandestino de TV foram transformados em minicomputadores e doados à Educação Municipal na terça-feira (26). A entrega aconteceu na sede da Receita Federal.

Entrega de Equipamentos
Foto: Milena Brandão/Seduc

Os aparelhos, inicialmente identificados com TV Box, que fazem pirateio de sinais de televisão e streaming, foram apreendidos em operações de fiscalização da Receita Federal e transformados em minicomputadores pela Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). Uma parceria entre instituições que ressignificou a utilização dos produtos.

Entrega de Equipamentos
Foto: Milena Brandão/Seduc

“Estes aparelhos foram retirados de circulação e, graças a parceria com a UFRB, foi possível reaproveitá-los, retirando a sua característica original e dando uma nova finalidade. Agora serão utilizados nas escolas municipais com fins educacionais”, pontuou o delegado da Receita Federal, Gustavo Breitenbach.

A professora do curso de Engenharia de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade da UFRB, Raissa Tavares, explicou como funciona o processo de descaracterização das TV Box.

Entrega de Equipamentos
Foto: Milena Brandão/Seduc

“Como esse dispositivo tem USB e HDMI, ele pode ser transformado em um mini computador, inserindo mouse, teclado e monitor. Então, o software pirata é desinstalado, instalamos um novo sistema operacional livre e também alguns pacotes de aplicativos, como edição de imagem, navegador de internet e pacote de office para trabalhar com edição de slides, planilhas e texto”.

Para a secretária municipal de Educação, Anaci Paim, os mini computadores com fins didáticos vão dinamizar ainda mais o processo de aprendizagem dos alunos. “Sobretudo nas áreas de robótica, de matemática e também na mediação tecnológica”, pontua. Ainda de acordo com a secretária, os equipamentos serão distribuídos entre unidades escolares, com a devida orientação. Até o final do ano o município deve receber mais aparelhos.

As informações são da Secretaria de Comunicação Social

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Wallason

Ótima iniciativa, reutilizar material que seria destruído ou descartado como lixo poluindo o meio ambiente.. Parabéns!! Poderia se estender tambem para as comunidades carentes, quilombolas, as pessoas que dependem do bolsa familia.. enfim se estender para mais pessoas que nao tem condicoes de comprar um pc para fins educacionais… assim teriamos uma melhor inclusao digital de todos…