Acorda Cidade
Oficinas sobre Direito do Consumidor, Direito à Vida, Liberdade de Expressão e Violência contra a Mulher, entre outros temas, foram ministradas na manhã de sábado (26), por estudantes do curso de Direito da UniFTC no Colégio Estadual Maria Quitéria (antigo Colégio Estadual Professora Maria José de Lima Silveira), que tem como diretor o professor Evandro Souza. A escola fica no distrito Maria Quitéria, em Feira de Santana.
As oficinas, sob a coordenação da Professora Gerusa Gomes, fazem parte do projeto “O Direito Vai à Escola” de iniciativa da professora Tâmara Andreucci, e que já está em sua segunda edição.
Professora Tâmara
“Este projeto visa levar à sociedade, em especial à escola básica, conhecimentos do mundo jurídico que possam colaborar com a promoção de uma sociedade efetivamente democrática e cidadã. Tal iniciativa surge da compreensão de que a instituição de nível superior tem a importante função social de contribuir com um projeto de sociedade que possibilite a participação dos indivíduos, como sujeitos de direito, autônomos e protagonistas de uma sociedade que se constrói nas relações de saber/poder estabelecidas no processo sócio-histórico”, explicou Tâmara, responsável pela disciplina de Direitos Humanos Fundamentais.
Fotos: Arquivo Pessoal
Segundo ela, a atividade teve o intuito de agregar valor social ao aprendizado dos discentes, bem como, possibilitar aos alunos da escola pública o acesso ao conhecimento do que é previsto na Constituição Federal de 1988, no que tange aos seus direitos fundamentais básicos, por vezes não alcançados por estes.
“A proposta tem amparo no projeto institucional de promoção de atividades com foco nas metodologias ativas e que tenham como fundamento a ação docente/discente em atividades práticas de significação do conteúdo trabalhado em sala de aula. Em face do exposto compreende-se salutar a proposição de aplicação do conteúdo trabalhado numa atividade prática e significativa para comunidade feirense. Em diálogo com as turmas surge a ideia de realização deste trabalho numa unidade escolar da zona rural de Feira de Santana, tendo em vista que muitos direitos fundamentais, baseados nos princípios dos direitos humanos, não são garantidos a estes sujeitos e que o desconhecimento dos mesmos é causa possível da inércia em buscá-los e reclamá-los de forma efetiva nas suas vidas”, ressaltou.
A primeira edição do projeto O Direito Vai à Escola aconteceu no Colégio Estadual Teotônio Vilela, no bairro Mangabeira.
Foto: Arquivo Pessoal