Laiane Cruz
Atualizada às 12h40
Estimular cada vez mais a paixão pelos livros e a busca por novos conhecimentos por estudantes do ensino fundamental e médio. Este é o objetivo do projeto Literarte, desenvolvido pelo Colégio Estadual Luiz Viana Filho, no bairro Cidade Nova, em Feira de Santana.
A ideia surgiu durante uma reunião dos professores da área de linguagem da unidade de ensino, que percebendo a carência de leituras dos alunos, desenvolveram ações como a ‘Geladeira Literária’.
“Quando eles viram a geladeira, eles se empolgaram, ficaram curiosos, buscaram os livros que queriam ler e realmente ficou vazia rápido”, contou a coordenadora do projeto, Luciana Souza. Segundo ela, em média 40 turmas dos três turnos estão participando.
“A geladeira é uma ação do projeto, que surgiu com a intenção de fazer com que os alunos peguem os livros no sistema de empréstimo, levem para casa e depois devolvam voluntariamente”, afirmou a coordenadora.
Ela ressaltou que há uma carência muito grande de leitura por parte dos alunos, e o projeto dá o incentivo para que eles leiam mais, tenham mais contato com a literatura e com as artes em geral.
“A gente tem o desejo de que os nossos alunos se tornem leitores de fato e que esse projeto tenha vida longa”, disse.
Leia também: Projeto incentiva a leitura em escolas públicas através da encenação de clássicos da literatura brasileira
Com informações e fotos do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.