Acorda Cidade
Dirigentes da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), da União dos Municípios da Bahia (UPB) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime-BA) assinaram, na segunda-feira (30), na sede da UPB, em Salvador, um documento de intenções para a implantação da Política de Formação Continuada dos profissionais da Educação no Estado da Bahia, em regime de colaboração. A proposta é que, ainda este ano, a formação para coordenadores pedagógicos e diretores escolares de todas as redes municipais aconteça junto com a dos educadores da rede estadual.
No documento, a Secretaria da Educação se compromete em disponibilizar equipes pedagógicas, material de planejamento, orientação e formação para a implementação da Política de Formação do Estado. Já a UBP ficou responsável em fazer uma ampla divulgação e engajamento junto aos gestores municipais, enquanto a Undime realizará reuniões técnicas para o monitoramento e a avaliação das ações previstas no âmbito da política de formação.
O secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, falou da importância da iniciativa. “Assinamos este termo de cooperação, um pacto, com o qual a gente consegue, de uma forma bastante unificada, garantir uma parceria com as prefeituras. Nós traduzimos agora, de uma forma mais forte, a relação que temos com a Undime. Nós temos a necessidade de fortalecer a Educação Básica, junto com as universidades e as prefeituras, o tema do currículo, do Plano Municipal de Educação, da formação, do sistema de avaliação e de gestão. Fechamos, ainda, a iniciativa de uma jornada pedagógica única da rede pública estadual, juntando Estado e municípios. É uma alegria muito grande estar aqui, hoje, fazendo valer no termo que assinamos de forma conjunta”, destacou Jerônimo.
Para o presidente da UPB, Eures Ribeiro, esta parceria conjunta é um marco histórico. “Fiquei muito feliz de receber o secretário Jerônimo e a Undime nesta oportunidade histórica de poder dialogar e discutir a educação como um todo, pois a educação não pode ter uma separação entre Estado e municípios, tem que ser algo conjunto e esta parceria segue nesta direção. É a primeira vez na história da Bahia que está se construindo algo neste sentido, pois juntos é que somos mais fortes”, salientou.
A diretora-geral do Instituto Anísio Teixeira (IAT/SEC), Cybele Amado, apresentou a proposta de trabalho, que também prevê, para 2019, três encontros formativos com as equipes técnicas dos municípios em outubro, novembro e dezembro. “Nossa expectativa com este regime de colaboração é de alcançar mais de quatro mil profissionais da Educação este ano, envolvendo formadores e educadores das redes estadual e municipais”, informou Cybele, que também pontuou a criação dos Centros Territoriais de Formação Continuada. “São espaços centrais para que a formação aconteça nos Territórios de Identidade”, completou.
“Esta formação continuada para diretores escolares e coordenadores pedagógicos é uma primeira ação de várias que serão desencadeadas, a partir de agora. Nós, da Undime, estamos muito felizes de fechar esta parceria com a Secretaria da Educação, por meio do IAT, e agora com o apoio da UPB. Esperamos que, com este regime de colaboração, possamos fazer com que a educação melhore em nosso Estado e a aprendizagem aconteça de forma satisfatória”, afirmou o presidente da Undime-BA, Williams Panfile.
Além de dirigentes e técnicos da SEC, o encontro também contou com a presença do prefeito de Santana, Marco Aurélio dos Santos, e de outras autoridades.