Insatisfação

Professores selecionados pelo Reda reivindicam por reserva de carga horária

Os professores relataram que não possuem condição de planejarem as aulas com qualidade.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Os professores selecionados por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (REDA), convocados a partir do mês de março de 2022, pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana, relataram nesta quinta-feira (2), em entrevista ao Acorda Cidade, o descontentamento relacionado à baixa carga horária que possuem para cumprir suas atividades.

O professor Michel Nolasco contou que foi contratado pela prefeitura e que até o momento não está tendo o seu direito garantido.

“Temos os mesmos direitos e deveres de um professor efetivo. Isso é o que a Lei Federal nº 11.738 nos garante que é ter 1/3 de carga horária extraclasse que é para fazer planejamento, fazer correções de provas, reuniões, fazer o planejamento dos nossos educandos e nós não tivemos esse direito garantido desde quando tivemos a primeira convocação em março. Vai fazer quase um ano que não estamos tendo esse direito. Estamos com apenas duas horas de carga horária e foi dado a gente esse direito que nos garante essa reserva de carga horária. A secretária de educação, Anaci Paim disse que não vai dar essa reserva de carga horária para nós professores desse último Reda”, informou.

Segundo a categoria, são 600 professores de Reda na mesma situação.

“Nós, professores do Reda, executamos o mesmo trabalho de um professor efetivo, temos as mesmas responsabilidades, mas com duas horas apenas para realizar o trabalho restante. O professor precisa de tempo para que o trabalho seja executado com qualidade e a nossa situação chega a ser desumana. Nós estamos assumindo sala de aula, e não só uma turma. Tem professores que estão assumindo às vezes quatro turmas de 1º, 2º e 3º ano e isso não tem a menor possibilidade. E com a divulgação do calendário de 2023, a gente vai trabalhar nos sábados e esse peso vai recair todo sobre nós, vai ficar muito complicado. Não tem a menor possibilidade da gente assumir esse tipo de responsabilidade. E estamos sem receber”, disse a professora Patrícia Cerqueira contratada por meio do Reda.

Em entrevista ao Acorda Cidade, a professora Fabiana Moraes também expôs o seu descontentamento.

“Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental não temos tempo para planejar. E na Rede Municipal a gente tem muitos alunos com transtornos e deficiências então a gente precisa elaborar material diferenciado para atender essas crianças. O prefeito quer cobrar da gente o Ideb, mas a gente não tá tendo condições de planejar, porque a gente tem que abrir mão de diversos recursos para fazer com que as crianças nos acompanhem, então fica só para ‘inglês vê’, porque com duas horas não dá para alimentar sistema, planejar, replanejar e readequar material para essas crianças”, pontuou.

O Acorda Cidade entrou em contato com Secretaria de Educação de Feira de Santana e aguarda retorno.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
120 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Mylena

Todo apoio aos professores

Mineiro

Já passou da hora da educação em Feira de Santana ser levado a sério com responsabilidade e respeito aos profissionais. Quem mais sofre com esse descaso é a população que depende da educação pública.

David B. Pereira

Impossível desenvolver um trabalho pedagógico de qualidade sem essa reserva de carga horária. Muita propaganda falaciosa, colocando a saúde mental dos professores em cheque e o futuro de milhares de estudantes em jogo. É preciso ter um pouco mais de empatia e respeito para com os profissionais da educação Feirense.

Silva Grande

Gente,alguém tem alguma informação sobre o processo seletivo simplificado com prova marcada para o dia 12/02/23?

Luci Carla Silva

Infelizmente, os professores REDA tem sofrido sem a reserva de carga horária. Precisamos planejar, elaborar/corrigir avaliações, pesquisar materiais, alimentar o sistema, mas não temos esse tempo, pois a secretaria de educação se recursa a conceder um direito assegurado a todo professor. Muitos estão adoecendo com essa situação. Só queremos o que é nosso por direito.

Reginaldo Barnabé Gonzalez Grimaldi

Sou professor do município, em Regime Especial do Direito Administrativo ( REDA) e não temos alguns direitos que deveríamos ter, os professores têm assegurado o direito a 7 horas de planejamento.
E nós temos apenas 2 para exercer a mesma função. 2 horas para planejamento e para preencher o sistema.
Temos apenas promessas como respostas. Não concluímos ainda o ano letivo de 2022 e já está sendo preparado o ano letivo de 2023 com as mesmas 2 horas, queremos respostas.
Teremos muitos sábados letivos em 2023 e sem a reserva de carga horária viveremos um abuso por parte da prefeitura.
A procuradoria deu um parecer favorável sobre a reserva porém a SEDUC não efetivou a sentença. Continuamos como estávamos desde o primeiro dia de trabalho.
Esse assunto diz respeito à Lei 11.738/2008 que no seu artigo 2º no o parágrafo 4º diz:

“§ 4o Na composição da jornada de trabalho, observar-se-á o limite máximo de 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os educandos.”

Em outras palavras podemos compreender que 1/3 da carga horária é para planejamento e 2/3 da carga são para o desempenho das atividades de interação com os educandos, ou seja, a atuação em sala de aula.

UMA VERGONHA O QUE ESTAMOS PASSANDO EM FEIRA DE SANTANA!

JACIVANE MACEDO ANDRADE

Matéria muito necessária! O fato do nosso regime de trabalho ser REDA, não deveria em hipótese nenhuma, retirar nossos direitos. Somos professores qualificados e competentes. Exercemos as mesmas funções dos profissionais efetivos. PRECISAMOS DA RESERVA DE CARGA HORÁRIA TOTAL. Quem atua na Zona Rural, por exemplo, ensina classes multisseriadas e precisa planejar pra atender às diversas necessidades dos alunos. Mas como planejar e executar outras demandas se não temos o TEMPO DE CARGA HORÁRIA RESPEITADO?! A SEDUC fala tanto em inclusão e começa por ela a EXCLUSÃO de um dos nossos direitos garantidos por lei (RESERVA DE CARGA HORÁRIA IGUAL AOS EFETIVOS). Só conquista quem luta!
Obrigada Acorda Cidade por nos dar visibilidade!

Ju

Falta de respeito enorme com os professores!
A reserva de carga horária é um direito nosso que não está sendo cumprindo!

Josafa

A categoria precisa de socorro! Os órgão responsáveis precisam dar condições de trabalho. Educação não tem prioridade pro atual gestor.

Fabricia

Absurdo essa realidade dos professores!

Gésia Ferreira

Os profissionais de Educação precisam ser ouvidos, respeitados e assistidos. A escola, os alunos, a sociedade agradece! Todo mundo ganha!

Elizivânia

É uma falta de respeito com o professor reda, que é um profissional igual ao efetivo e que está tendo seu direito usurpado.

Professora exausta

A educação em Feira de Santana, está longe de ser uma prioridade. A prova disso está em como ele tem agido com a categoria, nós professores contratados pelo Regime Administrativo ( Reda) , estamos exaustos com a atual situação que vêm ocorrendo. Nossos direitos que são garantidos por lei não estão sendo cumpridas. A reserva de carga horária que por lei temos direito a 1/3, somente nos foi dada duas horas, chega a ser desumano, porque sabemos que essas duas horas não é suficiente para planejar aulas, alimentar sistema sem falar nas outras demandas . Outra situação que vêm acontecendo todos os meses são os cortes de salários o dia do pagamento se tornou uma saga, pois ficamos com a incerteza do quanto vamos receber, eu mesma tenho 3 meses sem receber meus 15% referente a atividade pedagógica. Receber salário integral para os professores virou roleta da sorte ou bolão da mega sena para saber quem foi o sorteado da vez . O engraçado que faz tudo isso e depois vai para os meios de comunicações dizer que o ideb do município precisa aumentar. Agora como se quer qualidade na educação se não dá condições favoráveis para exercer um bom trabalho.
Mais respeito por favor!

Leandro

Péssimo governo para a Educação. Uma vergonha! Escolas precárias, sem materiais e ainda não valorizam os profissionais. Até hoje não pagaram os 15% adicional referentes a titulação para os novos contratados REDA. Uma pilha de documentos apenas para assinar e nem isso o faz.

Rose

Como podemos ter uma educação de qualidade sem que os professores tenha tempo para planejar e preparar suas aulas? A Procuradoria Municipal deu parecer favorável ao cumprimento da reserva de carga horária. O que impede que ela seja cumprida?

Observadora

É com grande pesar que faço o registro abaixo.
Os professores REDA devem fazer EXATAMENTE o que as 2 horas de reserva interna lhes permite. O respeito deve começar por si mesmo. Não estão REDA além de 20h semanais. Estão sendo sobrecarregados porque escolheram ir contra o que a PMFS acha de bom tamanho para “REDA”. Quanto aos alunos, ela não parece se importar. As autoridades que estão na Educação sabem tudo que é necessário para o trabalho de excelência. Sendo assim, manter a sanidade é o que vale, por hora. Violência psicológica, vexame e constrangimento é o que se vê. A abolição já aconteceu um dia, quem sabe ela não chega hoje?

Mariana

É um absurdo e desrespeito como tratam a educação em Feira de Santana, escolas sucateadas, não tem merenda e desvalorização docente, principalmente com os Redas. Sem tempo para planejar como o professor dará uma boa aula?

Girlene

Prefeito Colbert, respeite os professores.

Josue

Situação vergonhosa pra prefeitura de Feira!
Como querem ofertar ensino de qualidade, professores não tem condições de trabalho.

Ana

Os professores só estão em busca de educação de qualidade. Sem a reserva e impossível ofertar um ensino de qualidade. Vergonhoso pra PMFS!

Lila

Essa luta para termos uma reserva de carga horária é bem justa, temos as mesmas obrigações de um professor efetivo e não temos a mesma quantidade de horas de reserva, e isso se torna uma injustiça para nós,2023 terão vários sábados letivos e com essa reserva que temos hoje certeza que será cansativo resultando em baixa de qualidade e muita insatisfação.

ALAN JONES SILVA DE SANTANA

E uma situação deplorável como a educação vem sendo sucateada em FEIRA DE SANTANA,justamente de onde nasce o progresso que é pela educação os professores sendo desvalorizados!

Professora exausta

está exaustivo. Trabalhar de segunda-feira à sexta-feira sem carga horária de reserva, além de imoral, é completamente desumano. O nosso psicológico e físico não suportam mais. Algumas escolas ainda estão em aula, o término do ano letivo com as crianças só irá finalizar no próximo dia 10 de fevereiro do ano corrente. Mas, como retornar às aulas em março/2023 e trabalharmos de segunda a sábado, abstraidos dos nossos direitos?
Lutamos para sermos respeitadas/os e para trabalharmos com qualidade de vida. Nossos corpos e psicológico estão sangrando com as injustiças sofridas!

Professor

Eu costumava sacrificar meus sábados para planejar, corrigir, etc. Agora que os sábado serão letivos, o que eu farei sem a reserva? Achei que fosse um concurso para 20h semanais de trabalho, mas estão nos cobrando dedicação exclusiva e pagando por apenas 20h

Gabriel

O que difere a intervenção pedagógica em sala de aula do professor concursado via REDA e do concursado efetivo? Nada.
O professor contratado via REDA tem uma carga horária que cobre praticamente a vaga de dois efetivos e tem apenas 2h de carga horária reserva , a mesma em determinadas situações é diluida durante a semana e o professor fica com varias janelas entre as aulas, o tempo nesta situação não dar pra fazer praticamente nada!
Quer qualidade e resultado? dê as condições necessárias aos professores tanto efetivo quanto REDA para alcançar os objetivos!!!!

Exaustivo

Bom dia!
Como trabalhar de segunda a sábado sem reserva para planejar?

Cleciane

Ficamos em várias turmas sem tempo necessário para planejar e desenvolver as atividades. O resultado certamente será prejudicado. Tem sido muito complicado mediar, ensinar, orientar, planejar, organizar sem a estrutura de que precisamos e é nosso direito por lei. Que possamos ser ouvidos!

Rose

Bom dia!
A educação precisa ser respeitada, não existe uma educação de qualidade, com tanto desrespeito.
Professores exaustos, sem reserva para planejar e realizar uma educação de qualidade.

Alexsandra cerqueira

Realmente sem reserva é extremamente cansativo, pois acabamos fazendo na hora de lazer que seria feito na reserva.
Educação de qualidade é ótimo, porém sem dar qualidade de trabalho se torna uma missão impossível

Gerusa

Um dos motivos de não fazer inscrição para esse novo reda que haverá no próximo dia 12. A propaganda é muito bonita, porém a realidade diverge diversas causas e esta é só mais uma. Feira de Santana era para ser exemplo no ideb, no entanto há cidades na Bahia que a supera e a causa é o descaso com a educação.

Fabiola Moreira Goncalves Rios

Isso acontece, porque não é o filho do prefeito e da secretaria que estuda e precisa do ensino público,se fosse a educação desse país já tinha melhorado e muito. Por isso não temos uma educação de qualidade,porque muito direito tirado na cara dura ,cadê o ministério público,cadê o legislativo? Pra fiscalizar esse prefeito! Idgnada

Tine

Estamos vivendo uma verdadeira arbitrariedade neste governo. Sem direitos validados pelo prefeito, salários atrasados. Uma lástima essa situação.

Professor indignado

Falta de respeito com os professores

Renê Almeida

É mais que justo essa reinvindicação. Ser professor@ em Feira de Santana é muito melindroso. Dar aula sem espaço de carga horaria para planejamento é muito complicado. Espero que o prefeito que não é nem um pouco amistoso perceba que é preciso tratar professor como professor e não como um qualquer. #ReservaJáParaProfessorReda

Professora decepcionada

Numa educação de qualidade é necessário que os professores sejam valorizados, tanto em relação salarial como na jornada de trabalho, que nesse caso não está sendo respeitado pela prefeitura de Feira de Santana diante da falta de reserva que prejudica na elaboração do planejamento como a falta de valorização salarial, o que leva ao desgaste físico e mental dos professores onde fazem esforços para dá o seu melhor por uma educação de qualidade.

Elane Lima

A educação em Feira de Santana, está longe de ser prioridade para o prefeito. A prova disso está em como ele tem agido com a categoria, nós professores contratados pelo Regime Administrativo ( Reda) , estamos exaustos com a atual situação que vêm ocorrendo. Nossos direitos que são garantidos por lei não estão sendo cumpridas. A reserva de carga horária que por lei temos direito a 1/3, somente nos foi dada duas horas, chega a ser desumano, porque sabemos que essas duas horas não é suficiente para planejar aulas, alimentar sistema sem falar nas outras demandas . Outra situação que vêm acontecendo todos os meses são os cortes de salários o dia do pagamento se tornou uma saga, pois ficamos com a incerteza do quanto vamos receber, eu mesma tenho 3 meses sem receber meus 15% referente a atividade pedagógica. Receber salário integral para os professores virou roleta da sorte ou bolão da mega sena para saber quem foi o sorteado da vez . O engraçado que faz tudo isso e depois vai para os meios de comunicações dizer que o ideb do município precisa aumentar. Agora como se quer qualidade na educação se não dá condições favoráveis para exercer um bom trabalho.
Mais respeito por favor!

Faber Sena

Olha onde a nossa Feira esta? Quanta tristeza com o DESCASO DESSE GRUPO para com o que é primordial para a uma sociedade: EDUCAÇÃO.
Pergunta aí se algum filho ou filha deles foram matriculadas nessas escolas…

RN

Ė triste querer fazer algo mais elaborado para os meus alunos e não conseguir, pois tenho que cumprir os prazos que mim atropelam.E não tenho tempo pra planeja direito, pois não tenho reserva e fico ansiosa por isso.Não só trabalho de segunda a sexta,mas de domingo a domingo e feriados para tenta faz o melhor e com isso não tenho tempo pra fica com meu filho pequeno.

Flávia Silva

É necessária a luta das professoras e professores e essa reserva é importante para o planejamento e a organização dos materiais.

ANÔNIMA

Precisamos da reserva de CH, até porque neste ano letivo iremos trabalhar também aos sábados. Qual o tempo que teremos para planejar, pesquisar, construir materiais pedagógicos, avaliar, alimentar o sistema Sagres, etc.?

Professora

Professores cansados de serem tratados com indiferença, reda é regime de contratação, nosso cargo é de professor! Isso chega a ser desumano, que sufoco😪

Milena

Não tem como ser ofertada uma educação de qualidade, nessas condições!
Falta de respeito com todos nós profissionais da educação, graduados, especialistas , mestres que buscamos a qualidade para dar o nosso melhor!

Valéria

Nós professores, estamos cobrando um direito que é nosso e está sendo retirado. Em duas horas não conseguimos, fazer o planejamento, montar recursos pedagógicos, atividades e ainda preencher o sistema SAGRES. São somente duas horas, que muitas das vezes ainda são fragmentadas em dois dias. É importante termos essa reserva para que nosso trabalho aconteça de maneira mais eficaz e com uma qualidade ainda maior.

Beatriz

Chega a ser desumano essa situação, principalmente quando temos a mesma obrigação dos professores efetivos. Planejar, replanejar, pensar em métodos eficazes de aprendizagem, inovar, preencher sistema, confeccionar material pedagógico, tudo isso em 2hrs. Somos robôs?!
Reserva de carga horária é um direito e nós merecemos.

Ana Santos

A excelência na educação começa com a valorização do professor.
É apenas isso que buscamos: Valorização

Leide Patricia de almeida

É lei sr.Prefeito cumpra a lei
Professor tem direito a um terço de sua carga horária para reserva. O que está acontecendo aqui Feira chega a ser desumano

Alana Victoria

Realmente, isso dificulta e muito na atuação do professor, sendo que o planejamento é muito importante para o desenvolvimento de uma boa aula.

Poliana Nunes da Silva

Precisamos de melhor condições de trabalho para planejar nossas aulas.

Professora Márcia

Só queremos dignidade para realizar o nosso trabalho. Nem o direito do aperfeiçoamento presencial temos. O efetivo tem, somos segregados e tratados sem direito ao mínimo! Somos professores!

Leide Patricia de almeida

Só queremos o direito de fazer uma educação melhor!