Feira de Santana

Professores ocupam secretaria de Educação e cobram audiência de pauta de reivindicações

Com uma longa pauta de reivindicações a ser discutida, os professores cobram um posicionamento sobre a data em que serão ouvidos.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Professores da rede municipal de ensino, liderados pela APLB Sindicato, ocuparam o prédio da Secretaria Municipal de Educação na manhã desta terça-feira (11), para cobrar o agendamento de uma reunião com a secretária Anaci Paim.

Com uma longa pauta de reivindicações a ser discutida, os professores cobram um posicionamento sobre a data em que serão ouvidos.

Entre as reivindicações estão o cumprimento da Lei do piso salarial de 14,95%, a reserva de carga horária dos professores do Reda, a reformulação do Plano de Carreira, pagamento de 60% dos precatórios do Fundef, alteração de Carga Horária, mudança de Referência, devolução dos salários, melhores condições das escolas, qualidade da merenda escolar e sobre o Projeto de Lei do Executivo enviado à Câmara Municipal de extinção de cargos da Educação (Especialista em Educação, Secretário(a) Escolar e Serviços Gerais).

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Ao Acorda Cidade, a presidente da APLB Feira, Marlede Oliveira, informou que a categoria está insatisfeita com a situação.

“A começar pelo piso salarial dos professores, que é de 14,95 para 2023, e no ano passado foi de 33,23 mas o governo só deu 5%, e estamos com ação na justiça porque ele diferenciou. Ele (o prefeito) acabou com o plano de carreira, deu reajuste diferenciado para os 33,23%, e neste ano o reajuste é zero. Estamos sabendo que chegou o projeto de reajuste de 4% do servidor público, na Câmara de Vereadores, antes do recesso, mas para os professores nada. Neste sentido nós temos uma pauta para entregar para a professora Anaci Paim porque, segundo o governo, tem que ser tudo discutido com as secretarias e estamos aguardando resposta do dia da audiência para a gente discutir a pauta. Ela não está aqui hoje está viajando e estamos aqui aguardando para ver se marca a audiência”, disse.

Segundo Marlede, há também vários problemas em escolas como falta de funcionários, de material e fardamento em algumas unidades.

“A categoria está indignada, insatisfeita. Tem decisão judicial da alteração de carga horária, já tem cinco anos que não sai alteração, não tem reajuste, nunca reformulou o plano de carreira. O governo já mandou a reforma administrativa para a Câmara Municipal extinguindo vários cargos, inclusive da Educação. Os professores do Reda estão sem reserva, ficou da secretaria dá uma devolutiva para a procuradoria para saber se os professores do Reda tinham a mesma ocupação profissional dos professores efetivos, enfim, é uma pauta com 13 itens. Só sairemos daqui hoje quando a reunião for marcada. Falta funcionário, falta material, falta e restante da farda das crianças. Queremos saber o que Colbert faz com a verba do Fundef”, reclamou.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
16 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Adriano Salles

Tira-se a ignorância de uma parte da população ao atacar a classe mais honrada de uma nação: PROFESSORES! Do medico, ao servente, e ate mesmo ao que escolheu se tornar um bandido ja passou por um professor. A todo professor o respeito, a admiração e a valorização. Quem fala mal de um professor e tenta desvaloriza-lo certamente deve ser alguem de uma ignorancia sem precedentes, sinto por seus filhos. Espero que o governo municipal entenda que o professor deve ser a profissao mas valorizada de uma nação. Não confunda sindicato com a profissão. Sejam justos e honestos. E toda referencia a classe mas nobre de um pais nossos professores!

Jean

Não consigo entender porque os professores da rede municipal em Feira ainda não se organizaram e criaram uma associação independente, infelizmente a aplb é um sindicato político e isso por muitas vezes atrapalha as negociações.
Insistem em temas já decididos pela justiça como no caso dos precatórios que mais uma vez deu vitória a prefeitura só pra criar uma situação .
Por outro lado o descaso da prefeitura com a educação é vergonhoso, a essa altura escolas sem professores, sem auxiliares , sem porteiros, sem merendeiras, sem aula. E um prefeito e uma secretária sem vergonha na cara, que faz de conta que está indo tudo bem. Pobre de nossa Feira

Wilton

Não estava sabendo que Lula agora era prefeito de Feira de Santana rsrs e que a prefeitura já está na mão do PT.

Rosicleide Santos de Santana

Muitos alunos com deficiência estão sem frequentar às salas de aulas por falta de auxiliares, onde está mesmo a inclusão? A educação em Feira está de assusta nessa gestão. Os pais precisam cobrar da secretaria de educação tbm.

A culpa é de colbert

A disgrasssssa de Feira de Santana é causada por Colbert! Vão botar a culpa nele!

Luciene

É repugnante, nojento o descaso desse governo com os professores. Em nenhum outro governo o professor foi tão desvalorizado assim. Lamentável.

Deck

Esses professores são a vergonha da nossa cidade, aaaa mais aplb, sindicalismo sem partidarismo,,,,,, kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Deck

Enquanto isso nossos filhos sendo prejudicados com a falta de aulas, se não querem trabalhar dêem a vaga para outros que querem

Diomara

A resposta feita por Marlede sobre o que Colbervirus faz com a verba do Fundeb todos nós sabemos não é??? Quanto a audiência com a secretária, ela pode até acontecer mais TB já sabemos qual será a resposta! Enfim, esse governo parece assombração se arrastando com correntes velhas pelo casarão chamado prefeitura! Xô encosto, sai logo daí, tu não vê que és PERSONA NOM GRATA???

D'andrade

Dois câncer de feira o Prefeito comendo/acabando a cidade e APLB acabando com o que resta da educação em Feira!!

Viginia

Cadê o lula? Pai dos pobres e oprimidos? Cadê o amor?

Wilton

Não sabia que Lula agora era prefeito de Feira de Santana rsrs e que a prefeitura já está na mão do PT.

Cristian

Estão certíssiimos,escolas sem professores,aulas suspensas as sexta-feira,na Escola Municipal Maria Amália na mantiba,alunos do 4° e 5° ano,sem.aulas as sexta-feira pq não tem professores.absurdo,descaso demais.

Aluno

Esses professores ocupam tudo o ano inteiro.
Menos a sala de aula.
Vivem pra isso.
Politicagem ano inteiro.

Edvan Santos maia

Boa tarde! ESSA GESTÃO É UMA VERGONHA.

Santos

Pronto começou a palhaçada de novo, veja a última vez que as senhoras e senhores resolveu fazer bagunça dentro da prefeitura no que deu viu