Educação

Professores da Uefs farão panfletagem e podem pautar indicativo de greve

O Dia Estadual de Luta dá início à retomada das mobilizações do Movimento Docente (MD). O cenário sendo desfavorável à categoria, o Fórum das ADs deve pautar indicativo de greve para assembleias no mês de abril.

Acorda Cidade

Nesta quinta-feira (21), a Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Adufs) participará do Dia Estadual de Luta. Está prevista mobilização com panfletagem e café da manhã no pórtico da Uefs, a partir das 7h30, mais passagem em sala de aula.  Segundo a Adufs, a mobilização é uma forma de alertar a sociedade sobre a atual situação das instituições, que sofrem com quadro docente insuficiente e poucos recursos.

A Adufs informa que o Dia Estadual de Luta início à retomada das mobilizações do Movimento Docente (MD). Na última reunião para discussão da pauta salarial, dia 27 de fevereiro deste ano, o governo do Estado propôs a incorporação da gratificação por  Condições Especiais de Trabalho (CET) em duas parcelas, sendo a primeira somente em novembro de 2013 e, a segunda, em novembro de 2014, mas nada foi proposto sobre o reajuste de 28% do salário-base.
 A reivindicação dos professores, deliberada em assembleia, é de que a CET seja incorporada ainda este ano.

O Dia de Luta foi indicado pelo Fórum das ADs (Associações Docentes) e será realizado de forma conjunta nas quatro Ueba. Antes, nesta quarta-feira (20), os professores da Uefs se reúnem em assembleia para avaliar a negociação com o governo. O encontro será às 16h30, no Auditório 3, Módulo IV, na Uefs.   

Caso a categoria rejeite a proposta que foi apresentada pelo governo e discutida pelas Associações Docentes na reunião de terça-feira (19), quando foi feita uma análise mais detalhada sobre a proposta da incorporação do restante da CET em relação ao impacto orçamentário e aos possíveis ganhos salariais para os docentes, as ADs exigirão a apresentação de outra proposta, dando continuidade às negociações.

Caso o cenário seja desfavorável à categoria, o Fórum das ADs deve pautar indicativo de greve para assembleias no mês de abril. O objetivo, segundo a Adufsé forçar o Estado a atender a demanda dos docentes e esgotar todas as vias de discussão antes de deflagrar o movimento grevista.      

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários