Educação

Professores da rede estadual recebem mais de 2 mil tablets educacionais

De acordo com a diretora da Direc 2, Nívia Maria, serão distribuídos gradativamente às escolas da sede 1.293 tablets e mil nos municípios.

Laiane Cruz

A Secretaria de Educação do Estado da Bahia entregou simbolicamente na manhã desta terça-feira (8) trinta mil tablets educacionais aos professores e gestores da rede estadual de ensino de todo o estado, como parte do programa ‘Ação de Valorização do Professor – todo professor merece reconhecimento’.
 
A solenidade de entrega foi transmitida para todas as trinta e três Diretorias Regionais de Educação da Bahia (Direc), por meio do sistema de videoconferência do Instituto Anísio Teixeira (IAT), às 9h, em Salvador.
 
 

Em Feira de Santana professores e gestores representantes de 144 unidades escolares acompanharam a transmissão. De acordo com a diretora da Direc 2, Nívia Maria, serão distribuídos gradativamente às escolas da sede 1.293 tablets e mil nos municípios. Ainda segundo ela, os aparelhos entregues aos professores terão tela de 7 polegadas  e os dos gestores 10.
 
Além da entrega simbólica do tablet, a Direc 02 promoveu uma confraternização em homenagem ao dia dos professores, com apresentações artísticas dos alunos do Projeto Balé Adauto Silva, do Colégio estadual João Durval Carneiro, e serviços de saúde e beleza. 
 
 
Na oportunidade, estudantes de Enfermagem da Faculdade de Ciência e Tecnologia (FTC) e do Centro de Educação Tecnológico EAEFS ofereceram serviços de aferição da pressão arterial e de glicemia, aplicação de vacinas e explicações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).
 
Ferramenta
 
O objetivo do governo é fazer com que os professores utilizem o aparelho como mais uma ferramenta na elaboração das aulas. “O professor vai ter acesso ao tablet para qualquer uso, internet, algumas configurações da Secretaria de Educação, até ele estar fazendo o seu trabalho na unidade escolar”, explicou Nívia Maria.
 
Ainda segundo a diretora, a maioria das escolas já possui o sistema de internet sem fios wi-fi e as outras deverão recebê-lo até o final do mês. “O MEC (Ministério da Educação e Cultura) agora liberou para os professores do ensino médio, eu creio que até o final de 2014 estes tablets estarão sendo liberados para os professores do ensino fundamental e para todos os alunos”, afirmou acrescentando que esta é uma parceria da Secretaria de educação do estado com o Ministério de Educação e Cultura.
 
A partir desta quinta-feira, (09) os professores terão acesso aos equipamentos que estão no Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE). O professor Jorge Rios, coordenador do Núcleo, será responsável pela parte técnica. 
 
Além de tablets educacionais para todos os docentes do ensino médio (efetivos e Reda) programados em sala de aula, também foram entregues nesta terça-feira projetores multimídia, lousa digital para todas as unidades escolares da rede estadual. O investimento, em parceria com o governo federal, é da ordem de mais de R$ 12,5 milhões.

As informações são do repórter Ney Silva e da assessoria do deputado Zé Neto.
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários