Educação

Professor pede respeito à escola pública durante abertura da Jornada Pedagógica

Ele defendeu o ensino público e afirmou que a qualidade da escola pública está muito boa.

Daniela Cardoso 
 
Com o tema Currículo, Sujeitos, Saberes e Práticas, o professor Miguel Arroyo, PhD em Educação pela Stanford University da Califórnia e emérito da Universidade Federal de Minas Gerais, abriu a Jornada Pedagógica 2014 na manhã desta quarta-feira (29). Ele defendeu o ensino público e afirmou que a qualidade da escola pública está muito boa. 
 
Jornana Pedagógica 2014 em Feira de Santana (Foto: Ney Silva/Acorda Cidade)

Segundo o professor, as pessoas sempre pensam que deve haver mudanças para melhorar a qualidade do ensino público, porém ele destaca que a educação está melhor que a saúde e que o trabalho. 
 
“Um dos direitos que está mais avançado em nosso país para os setores populares é a educação pública. A escola pública deve ser tratada com mais respeito. Temos que ter cuidado, temos que jogar mais pedras em outros setores e não na escola pública”, afirmou.
 
De acordo com o professor Miguel Arroyo, a instituição que mais valoriza o povo é a escola e o profissional que mais valoriza o povo é o professor. Ele destaca que os professores não são apenas transmissores de conhecimento e sim produtores. 
 
“Temos que confiar mais nos professores. Eles valorizam o povo mais do que qualquer outro profissional. Mais do que a justiça que nunca chega e mais que os políticos, que só chegam para pedir votos”, declarou. 
 
Miguel Arroyo defendeu que o ensino público é melhor que o particular e afirmou que existem avanços, a exemplo da quantidade de alunos que chegam às escolas, que segundo ele, chega a 100%. “A escola privada só prepara para o Enem e para o vestibular. Já a pública prepara para muito mais que isso. Ela ensina a viver, ensina a ter orgulho, a ter dignidade”. 
 
O professor emérito ainda defendeu que a educação não pode ficar entregue às barganhas da politicagem. Segundo ele, a escola deve ser respeitada, pois ela não é propriedade de nenhum político. “Sou contra isso. Políticos entram e mudam tudo que querem, mas a escola não é um quintal vago que cada um coloca o seu lixo”, afirmou. 
 

A secretária municipal de Educação, Jayana Ribeiro, explicou que a Jornada Pedagógica é um momento de planejamento para o início do ano letivo. A programação começou nesta quarta e segue até sexta (31). “Em dois dias a programação vai contar com palestrantes de todo o Brasil. No terceiro dia, as escolas estarão realizando seus planejamentos”, explicou a secretária. 
 
As informações são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários