Acorda Cidade
Estigmatizada como “bicho de sete cabeça”, a Matemática ganha leveza nas mãos do professor Rodrigo Ribeiro, que busca orientar e tranquilizar os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 – cujas provas, na versão impressa, serão aplicadas nos próximos dias 17 e 24 e, na versão digital, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Para o educador, que participou voluntariamente do projeto Enem 100%, promovido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) ao longo do ano, por meio do canal da Educação no Youtube, o importante agora, a poucos dias das provas, é que os estudantes confiem no seu potencial de aprendizagem.
“Nesta reta final, vejo que os estudantes devem ficar atentos, principalmente, à Análise Combinatória e Probabilidade, que não caem em grande quantidade de questões, mas é um conteúdo frequente no Enem, tendo sempre de duas a três questões na prova de Matemática e suas Tecnologias. Então, é importante o aluno recordar as fórmulas”, disse Rodrigo Ribeiro, ressaltando que os conteúdos mais recorrentes no exame, nos últimos dez anos, são Geometria; Escala, razão e proporção; Funções; e Aritmética.
Para os estudantes que já vêm mergulhados em uma rotina pesada de estudos, o professor Rodrigo tem um conselho: “É importante, neste momento, desacelerar, tentar relaxar, dormir bem, não virar noite estudando, porque isso não vai fazer bem no dia da prova e, apesar de ser difícil, é preciso tentar manter a tranquilidade e o pensamento positivo, acreditando que tudo vai dar certo na hora da prova, buscando tirar da cabeça a ideia de que Matemática é um bicho de sete cabeças, porque não é. Muita coisa em Matemática é uma questão de interpretação. O segredo é manter a tranquilidade”, orienta.
O Enem envolve, ainda, as provas de Linguagens; Códigos e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologias.