O primeiro dia de provas do Enem que foi realizado na tarde deste domingo (5) em todo país, surpreendeu muitos estudantes com o tema da redação que foi: ‘Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil’. Em Feira de Santana, além da surpresa com o tema apresentado, o dia foi marcado por muito calor. Alguns estudantes conversaram com o Acorda Cidade e falaram sobre a experiência de hoje e as expectativas com os resultados.
A estudante Alicia Pereira da Silva, de 25 anos, moradora do bairro Limoeiro contou que chegou ao Colégio Luís Eduardo Magalhães às 10h30. Segundo ela, prefere chegar sempre cedo quando realiza provas do que se atrasar.
“Eu prefiro chegar cedo e eu vinha estudando ao longo do tempo. Maratonando aulas e tirando dúvidas com os professores. O tema da redação eu esperava que fosse relacionado as guerras ou operações policiais que estamos vivendo. Essa é a quinta vez que eu faço o Enem e eu quero aumentar a minha nota”, contou.
Julio César Nunes, de 20 anos, que é morador do bairro Tanque da Nação também afirmou que não esperava o tema da redação apresentado, mas acredita que conseguiu desenvolver vem o texto.
“Eu achei boa, o tema não era o que eu esperava, mas eu consegui me sair bem. Achei a prova de geografia um pouco difícil, mas eu acho que me saí bem. Já estudo a bastante tempo e o tempo que eu tinha pra estudar eu estava estudando”, comentou.
O estudante relatou que o calor incomodou um pouco e para ventilar a sala onde ficou as janelas ficaram abertas. Segundo ele, em alguns momentos o sol também ficou refletindo na sala.
O mecânico Jeanderson Santana de Jesus, de 28 anos, morador do bairro Tomba também falou sobre o intenso calor da tarde deste domingo. O ar condicionado da sala em que estava não estava funcionando. Mas, apesar disso, acha que foi bem nas provas.
“A redação foi uma surpresa, esperava temas atuais, como a guerra, mas foi tranquilo. Já fiz o Enem três vezes e venho me preparando para me aproximar da nota”, destacou.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram