Feira de Santana

Prefeitura pretende implantar o ensino integral em 50% das escolas a partir de 2022

A secretária destacou ainda que para pôr o plano em prática será necessário avaliar a demanda nas escolas da sede e dos distritos.

Laiane Cruz

A Prefeitura Municipal de Feira de Santana pretende implantar a partir de 2022 o programa da escola em tempo integral. De acordo com a secretária atual da pasta, Anaci Paim, existe um decreto que determina a elaboração do plano, e a ideia é que a rede municipal de ensino possa implantar 50% das vagas nessa modalidade até o ano de 2026.

“Em Feira, a aprovação da lei foi em 2016. Então temos até o final da década pra fazer essa implantação. Isso significa que o aluno vai estar matriculado na unidade escolar, cursando o ano escolar correspondente à sua faixa etária e a sua progressão de estudos com atividades desenvolvidas em uma jornada escolar maior. O aluno ingressa na escola, tem o seu lanche matutino, tem o almoço, tem o lanche vespertino e um currículo escolar integrado”, explicou a secretária.

Anaci Paim afirmou que para que isso ocorra é necessário que as escolas do município tenham a capacidade física instalada para abrigar os alunos.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“É preciso que a unidade escolar tenha cozinha, refeitório, banheiros e não apenas sanitários, porque a criança vai ficar o dia inteiro na unidade. Isso não vai ser possível em todas as escolas e esse decreto foi exatamente pra possibilitar um plano que viabilize as condições para essa implementação ocorrer”.

A secretária destacou ainda que para pôr o plano em prática será necessário avaliar a demanda nas escolas da sede e dos distritos.

“Eu não posso fazer uma implantação que contemple um projeto tão grandioso como esse e excluir 50% dos alunos e deixa-los sem escola, sem acesso à educação. Se, por exemplo eu tiver uma escola num distrito que tem essa capacidade pra ser implantada, mas eu tiver que tirar o aluno do turno vespertino, eu tenho que ter o cuidado, pois o programa é de inclusão e não de exclusão”, acrescentou.

Com a pandemia, a expectativa para que o plano de implantação da escola em tempo integral em Feira de Santana comece é somente a partir de 2022, disse Anaci Paim.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários