Feira de Santana

Prefeitura assina convênio para cessão de prédio e concluir municipalização da Escola Dr. Gamaliel 

A secretária de Educação explicou que a escola passa pela municipalização desde fevereiro de 2022 e por isso, a adaptação pedagógica já está sendo executada.

Escola Municipal Doutor Gamaliel ft Ed Santos Acorda Cidade5
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Nesta segunda-feira (23), o prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins Filho, em conjunto com a Secretaria de Educação, assinou o convênio com o Centro Evangélico de Apoio e Acolhimento Cidade de Refúgio para cessão de uso do prédio onde funciona a Escola Municipal Doutor Gamaliel, no bairro Panorama. A reunião aconteceu em uma das salas da escola, em Feira de Santana. 

Participaram da ação, os secretários, Pedro Américo, Anaci Paim, o vereador Edvaldo Lima, bem como gestores, professores, pais e alunos da escola. 

Escola Municipal Doutor Gamaliel ft Ed Santos Acorda Cidade5
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Estudantes da escola também se apresentaram durante a reunião.

Escola Municipal Doutor Gamaliel ft Ed Santos Acorda Cidade5
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Ao Acorda Cidade, o prefeito falou que 590 crianças serão contempladas com a reforma e a conclusão da municipalização. 

“Eu quero crer que o mais importante são as crianças. A gente não tem que interpretar escola em si, a escola foi construída pela Assembleia de Deus com recursos daqueles fiéis e teve problemas, o estado foi aquele que teve comandado por quase 30 anos e a partir de agora sem olhar para trás, o que nós queremos é ter uma escola cada vez melhor”, avaliou.  

Escola Municipal Doutor Gamaliel ft Ed Santos Acorda Cidade5
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Colbert Martins disse que após a municipalização, cabe a prefeitura fazer a manutenção da escola. Mas que foi insensível por parte do estado, retirar os materiais de dentro do colégio após a mudança. 

“Estamos fazendo agora um projeto de reforma ampla para que a escola fique da melhor qualidade e é preciso que a gente não repita isso de 2022, quando foi municipalizado o governo do estado tirou tudo que aqui tinha, inclusive cadeiras, não se pode fazer isso com as crianças e agora o que nós queremos é ter uma escola de nível e que possa aqui onde ela está, pertinho do Tomba, do Panorama ser aquela escola que tem as melhores condições para as 590 crianças”, observou. 

Segundo o prefeito, o projeto ainda não foi concluído, o que vai permitir uma maior participação dos alunos e dos professores da escola.

Escola Municipal Doutor Gamaliel ft Ed Santos Acorda Cidade5
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Tem professores que estão aqui há mais de 50 anos, a gente não vai ter a ousadia de poder fazer algo que não não seja possível, vamos conversar com eles, identificando situações que sejam melhores. É importante dizer que aqui no Panorama a escola Gamaliel vai ter as mesmas condições que qualquer escola municipal de Feira de Santana”, pontuou. 

A unidade que já está sendo gerida pelo município, segundo o prefeito, vai possuir novos laboratórios de matemática, robótica, computadores e melhores condições de internet. Os professores que atuarão também serão da rede municipal. 

A secretária de Educação, Anaci Paim, explicou que a escola passa pela municipalização desde fevereiro de 2022 e por isso, a adaptação pedagógica já está sendo executada.

Escola Municipal Doutor Gamaliel ft Ed Santos Acorda Cidade5
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Alguns professores do estado permaneceram, outros foram designados pela Seduc e nós estamos seguindo todas as orientações e diretrizes que são emanadas do órgão central que no caso a Secretaria de Educação do município”, afirmou.

Segundo Anaci, 10 escolas já foram municipalizadas em sua gestão e para o próximo ano, o município também prevê novas aderências. Ela falou como foi o processo para municipalização da Escola Doutor Gamaliel. 

“Foi uma escola sugerida por nós para assumir a municipalização do ensino fundamental, este prédio, não era interesse do estado em permanecer com ele, então nós fizemos a solicitação nós fomos atendidos e começamos a identificar o projeto de reforma que fazemos para rede municipal, qual escola que precisaria dessa interferência, e esta é uma delas, ela precisa ser melhorada na sua estrutura física, tem os ambientes que sejam mais adequados a ação pedagógica e também atender a demanda que tem da população em um bairro com o contingente populacional muito alto, o centro evangélico foi logo receptivo e nós avançamos na execução e fechamos esta parceria”, explicou. 

Escola Municipal Doutor Gamaliel ft Ed Santos Acorda Cidade5
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Sobre a reforma de outras escolas da cidade, como a Monteiro Lobato e a Nilton Belas Vieiras, a secretária falou que até o fim do mês, vai entregar mais uma obra.

“A nossa pretensão é inaugurar a Monteiro Lobato no dia 31 de outubro, é uma obra rápida, maravilhosa, é importante ver que patrimônio nós estamos aí colocando à disposição da nossa comunidade. Vou visitar agora João Serafim que é outra que nós queremos inaugurar e na próxima semana ou primeira semana do mês de novembro a Nilton Belas Vieira está andando a reforma e nas outras 20 unidades que estão com reforma de grande porte”, concluiu. 

Manifestação nesta terça (24)

Sobre a convocação da APLB, para que os professores comparecem nesta terça (24) na Câmara Municipal para reivindicar o aumento dos salários, o prefeito informou que o projeto ainda não foi votado e não chegou até a prefeitura. 

“A votação não chegou na prefeitura, a matéria não foi votada ainda e precisa ser votada. Não recebi até hoje nenhuma votação da Câmara de Vereadores que conclua o processo que eu mandei em 30 de junho este projeto de aumento. A câmara votou realmente, mas falta uma votação enviada para lá, quando isso for feito a gente vai sim enviar este pagamento que é necessário que seja feito por uma decisão da prefeitura”, enfatizou. 

Pós operatório

No início do mês, o prefeito foi submetido a uma cirurgia ortopédica. Ele revelou que ainda está em tratamento, mas que já está dando continuidade às atividades da gestão, intercalando os atendimentos e as fisioterapias. 

“Voltei a andar na última sexta-feira com o uso de bengala, mas hoje já estou melhor. De qualquer forma é uma dor intensa, neste período eu estou cada vez mais me recuperando, fazendo fisioterapias, mas a partir desta semana eu volto a ter atividades”, contou.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
6 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários