Feira de Santana

Portaria orienta avaliação de estudantes no ensino não presencial

A portaria, de nº 010/2021, foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do município, edição da última quarta-feira (14).

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A forma de aprender e de avaliar a aprendizagem foi adaptada em decorrência da pandemia pela Covid-19. E para orientar os professores, coordenadores pedagógicos e gestores, a Secretaria de Educação preparou um documento com todas as orientações sobre a organização do ensino não presencial. A portaria, de nº 010/2021, foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do município, edição da última quarta-feira (14).

Para mais esclarecimentos à comunidade escolar, a Secretaria de Educação reunirá as equipes de gestão das unidades de ensino nesta segunda-feira (19), a partir das 9h, em encontro virtual. As orientações serão dadas pela equipe pedagógica.

Com o ensino não presencial novos elementos são observados para avaliar o desenvolvimento pedagógico dos estudantes. Esta análise está sendo aplicada a partir da definição de objetivos de aprendizagem e de metodologias diferenciadas que priorizam a leitura, a pesquisa, o diálogo, o debate, o trabalho em equipe, o incentivo à interação virtual e não virtual e finalmente a produção textual – que pode ser oral, escrita e multimodal.

"O importante é reconhecer que a ênfase avaliativa nesse contexto do ensino não presencial deve estar voltada para a reinserção e acolhimento dos estudantes no universo escolar, por meio de um modelo avaliativo que promova aprendizagens conceituais e socioemocionais, amparadas no currículo essencial", pontua a secretária de Educação Anaci Paim.

De acordo com a portaria da Seduc, cada professor lançará no sistema as atividades não presenciais desenvolvidas nas suas respectivas turmas, assim como a carga horária correspondente, conforme orientação do Departamento de Ensino. As escolas são as responsáveis pela coordenação pedagógica juntamente com a gestão escolar no sentido de acompanhar essas atividades e o andamento delas.

Os estudantes são avaliados de forma individual, a fim de diagnosticar e acompanhar o desenvolvimento, além de identificar avanços e dificuldades durante o processo de aprendizagem. Fatores como as condições de acessibilidade tecnológica, utilização de ferramentas síncronas e assíncronas, a interação com colegas e professores e retorno das atividades impressas são levados em consideração durante o processo e também contabilizados como frequência.

Atividades podem ser entregues até 31 de julho

"O método avaliativo segue sendo processual e contínuo, porém adaptado à vivência do ensino não presencial. Desde o primeiro dia de aula nossos estudantes estão sendo avaliados e todas as formas de interação entre o estudante e a escola são analisadas, das atividades impressas às produções nas redes sociais", orienta a professora Ivamara Bastos, chefe da Divisão de Ensino Fundamental.

As principais mudanças observadas na portaria são o registro ampliado de tempo pedagógico para realização das atividades não presenciais, que varia de escola para escola, considerando o contexto educacional e o planejamento de cada unidade escolar; as atividades avaliativas são organizadas em duas unidades letivas.

A resolução ainda garante que a escola realizará relatórios descritivos ao final do ano letivo a fim de dar devolutiva às famílias sobre o processo de desenvolvimento das crianças neste período.

Outro ponto em destaque é a possibilidade de apresentação das atividades até o próximo dia 31 de julho, quando o ano letivo de 2020 será finalizado. Um recurso acessível para os estudantes que, por motivos devidamente justificáveis, estejam em falta com alguma tarefa.

As informações são da Secretaria de Comunicação Social

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