Estudantes do 3º ano, da Escola João Paulo I (JPI), em Feira de Santana, protagonizaram o lançamento do projeto pedagógico ‘Vivendo Feira Ontem, Hoje e Sempre’, uma iniciativa tradicional da instituição. Através do projeto, os pesquisadores mirins aprendem Geografia, História e Língua Portuguesa, por exemplo, estudando e exaltando a ‘Princesa do Sertão’.
Maria Falconery está entre alunos que, ao longo do ano, pesquisam sobre o município feirense e o homenagearão em um espetáculo musical no encerramento do ano letivo. “Muito legal participar do ‘Vivendo Feira’! Será muito divertido visitar locais da nossa cidade e aprender sobre eles”, disse ela, que estava usando trajes típicos das culturas feirense e nordestina.
A mãe da estudante, Jane Costa também participou do lançamento. “Esse projeto é muito interessante, pois o aluno conhece mais Feira de Santana e a compreende melhor. ‘Vivendo Feira’ é importante para a vida”, declarou.
Integrante da Coordenação Pedagógica da Escola João Paulo I (JPI), que desenvolve o projeto junto aos seus estudantes do 3º ano, professora Karine Oliveira apresentou outro aspecto importante da ação. “Todo projeto de pesquisa tem questão norteadora. A do ‘Vivendo Feira’ é a seguinte: ‘O que faz Feira de Santana ser o maior centro urbano, político e comercial do interior da Bahia?’”, contou.
Iniciativa pedagógica inclui tour histórico em locais como o Calçadão da Rua Sales Barbosa, o Casarão Fróes da Mota e os distritos de Tiquaruçu e Humildes. Um dos pontos altos do ‘Vivendo Feira’ é a cantata dos alunos na escadaria da prefeitura feirense no dia 18 setembro, data do aniversário de Feira de Santana.
O Lançamento do projeto teve presenças dos artistas Célia Zaiin, que cantou o Hino a Feira, e Pititiu, que fez todos dançarem ao som do forró.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.