Acorda Cidade
Até esta sexta-feira (7), pesquisadores brasileiros e estrangeiros que atuam nas áreas da crioulística e do contato entre línguas portuguesa estão reunidos na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) durante o 8º Encontro da Associação Brasileira de Estudos Crioulos e Similares (Abecs). Dentre os temas abordados no debate estão os estudos sobre línguas indígenas brasileiras, a formação do português brasileiro, a diversidade linguística e a história da língua.
A conferência de abertura, realizada nessa quarta-feira (5), esteve a cargo do pesquisador Nicolas Quint, do Centro Nacional de Pesquisa Científica (Centre National de la Recherche Scientifique – CNRS), a maior instituição de pesquisa da França, e teve como debatedor Dante Lucchesi, professor titular de Língua Portuguesa da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Nicolas apresentou o projeto de atlas da língua caboverdiana descrevendo o trabalho de campo já efetuado em mais de 350 localidades de Cabo Verde.
Na programação do evento constam palestras, minicursos, sessões de comunicações e pôsteres. A Abecs é a principal instância a impulsionar os estudos na área do contato linguístico na América Latina, em paralelo ao que ocorre com a Associação de Crioulos de Base Lexical Portuguesa e Espanhola (ACBLPE), na Europa.
A programação completa pode ser conferida no site: http://abecs.fflch.usp.br/encontros/VIII.