Educação

Pesquisa da Uefs sobre sistema que monitora ciclovias é destaque em revista internacional

O artigo aborda como a rápida transformação dos centros urbanos, impulsionada pelos impactos das mudanças climáticas e da pandemia da covid-19, está influenciando a mobilidade das cidades.

Acorda Cidade

Uma pesquisa desenvolvida na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) é destaque na revista científica Smart Cities publicada pelo Multidisciplinary Digital Publishing Institute (MDPI). O artigo "iBikeSafe: A Multi-Parameter System for Monitoring, Evaluation and Visualization of Cycling Paths in Smart Cities Targeted at Cycling Adverse Conditions (BikeSafe: Um sistema multiparâmetro para monitoramento, avaliação e visualização de ciclovias em cidades inteligentes voltadas para condições adversas de ciclismo)" foi um dos mais acessados desde a publicação e tornou-se capa da edição de setembro de 2021.

O texto é de autoria de Franklin Oliveira, engenheiro de computação pela Uefs e mestrando do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PGCC), e de Daniel Costa, professor doutor do Departamento de Tecnologia da Uefs, em colaboração com o professor doutor Ivanovitch Silva e Luciana Lima, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O artigo aborda como a rápida transformação dos centros urbanos, impulsionada pelos impactos das mudanças climáticas e da pandemia da covid-19, está influenciando a mobilidade das cidades. “As pessoas passaram a andar mais de bicicleta para evitar aglomeração em transportes coletivos.

O objetivo da pesquisa é trazer meios de identificação da qualidade das ciclovias e informar aos ciclistas quais trechos eles podem pegar sem que traga danos à saúde e segurança. Além de auxiliar no planejamento cicloviário das cidades”, explicou Franklin Oliveira.

O pesquisador ainda esclarece que através de um sistema nomeado iBikeSafe foi feito um estudo de caso na cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte.

“O sistema consiste em um monitoramento de ciclovias através de sensores acoplados às bicicletas e de coleta automática de dados estatísticos na internet. É feita uma avaliação das qualidades das ciclovias observando danos que os fatores ambientais podem trazer à saúde e segurança dos ciclistas”.

A pesquisa do mestrando é desenvolvida no Laboratório de Aplicações e Redes Avançadas (Lara), sob coordenação e orientação do professor doutor Daniel Costa.

O Lara realiza pesquisas e atividades de extensão com alunos de graduação e do mestrado em Ciência da Computação (PGCC), em parceria com pesquisadores de universidades brasileiras e do exterior. Saiba mais sobre o Laboratório através do endereço http://lara.uefs.br/

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários