O período de matrícula da rede estadual de ensino para o ano letivo de 2025 iniciou na última segunda-feira (13) e segue até o dia 21 de janeiro, de forma totalmente on-line na plataforma ba.gov.br. Contudo, diversos pais estão relatando problemas para realizar matricular seus filhos em algumas escolas.
É o caso da Escola Estadual Edith Machado Boaventura. Os pais estão relatando dificuldades para concluir processo. Uma mãe que tentou fazer a matrícula do filho na escola informou ao Acorda Cidade que precisou ir presencialmente atrás de solução, mas ninguém está conseguiu seguir com o processo de matrícula. O sistema emite uma mensagem informando que o aluno está “inapto para realizar a matrícula”.
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
“Tem várias mães aqui, agora o sistema caiu, está maior luta aqui. E pelo aplicativo a gente não está conseguindo, a gente quer uma solução aí para matricular nossos filhos”, afirmou.
Outra mãe de aluna, diz que ao tentar acessar a plataforma ba.gov.br só consegue fazer o cadastro, mas ao seguir com o processo, o sistema novamente informa que o aluno está inapto para realizar a matrícula. “Estamos de mãos atadas, precisamos de uma posição”, enfatiza.
“Estão todos aqui, muitos pais com a mesma situação e o sistema do colégio também está parado, distribuíram fichas, mas os funcionários também não estão podendo fazer nada”, relatou.
A produção do Acorda Cidade entrou em contato com a Secretaria de Educação e aguarda o retorno.
Reportagem da estagiária de jornalismo Rafaela Paim sob supervisão da jornalista Andrea Trindade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram