Olimpíada de Matemática aplica provas neste sábado

Serão aplicadas neste sábado (24) as provas da segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Os candidatos devem chegar ao centro de aplicação com, pelo menos, trinta minutos de antecedência. A coordenadora dos trabalhos em Feira de Santana, professora Arly Carvalho de Oliveira, alerta para o horário de início das provas, fixado em 13h30 do horário local, o qual não deve ser confundido com o horário de Brasília (de verão).
 
No total, 2.912 estudantes farão a prova em Feira de Santana. Eles deverão portar documento original de identidade (carteira de identidade ou certidão de nascimento ou carteira escolar) e o cartão informativo da Obmep enviado a todas as escolas via postal. Na coordenação regional de Feira de Santana, composta por 58 municípios, 11.018 alunos foram classificados para a segunda fase. Foram selecionados 5% dos estudantes de cada escola que alcançaram as melhores notas na primeira fase.
 
Em Feira de Santana, a maior parte dos estudantes fará a prova no campus da Uefs. Um grupo de 527 alunos que moram nos distritos de Jaguara, Bonfim de Feira, Humildes, Ipuaçu, Tiquaruçu e Maria Quitéria, além do bairro Limoeiro, farão a prova nos seus respectivos distritos.
 
O projeto Obmep é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e do MEC. Trata-se de uma competição nacional de matemática, seguida de programas de aperfeiçoamento para alunos e professores premiados, gerenciada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e pela Sociedade Brasileira de Matemática. A Uefs, através do Departamento de Ciências Exatas, é responsável pela organização da Obmep nas cidades da região e disponibiliza os espaços para aplicação das provas. A coordenadora Arly Oliveira, afirmou que o evento tem conseguido estimular e despertar o prazer do aluno pela matemática.
 
De acordo com Arly Oliveira, os alunos premiados ganham durante um ano uma bolsa de Iniciação Científica no valor de R$ 100 para estimular os estudos. Caso esses alunos entrem na faculdade, a Obmep oferece uma bolsa maior de R$ 300; se esse mesmo aluno tiver acesso a um curso de pós-graduação, ele tem garantido uma bolsa de estudos ainda maior, através de parceria com o Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior) e CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).  As escolas também ganham ao estimular os alunos a participarem da Obmep recebendo kits multimídia e bibliotecas de matemática. Em 2008, a Obmep contou com a participação de 70.153 estudantes dos 58 municípios que compõem a coordenação regional.

Ascom/Uefs

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários