Acorda Cidade
Na noite desta segunda-feira (9), em cerimônia realizada na Sala São Paulo, na capital paulista, foram anunciados os 28 estudantes vencedores e seus professores da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa. Foram reconhecidas 20 produções de todas as regiões do país, quatro em cada categoria: poema (5º ano do Ensino Fundamental), memórias literárias (6º e 7º anos), crônica (8º e 9º anos), documentário (1º ano do Ensino Médio) e artigo de opinião (3º ano do Ensino Médio). Confira a lista abaixo.
A edição deste ano da Olimpíada se iniciou em fevereiro, com a abertura das inscrições para professores e alunos da rede pública. O concurso recebeu 171.037 inscrições de todos os estados e teve adesão de 87,5% dos municípios brasileiros – total de 4.876 cidades. A principal novidade foi a inclusão do gênero documentário para alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio. Em 2019, a Olimpíada passou a homenagear também autores brasileiros. Nesta edição, a homenageada foi a escritora mineira Conceição Evaristo.
“A literatura de Conceição Evaristo inspirou e fortaleceu os trabalhos de leitura e escrita de adolescentes e jovens, realizados com suas professoras e professores em escolas de todo o Brasil. O lugar onde vivo, tema inspirador da Olimpíada desde a primeira edição, significa o reconhecimento do lugar de vivência e experiências do cotidiano, o lugar de pertença de cada um. Foram inúmeras as escolas que se organizaram e se mobilizaram para que os estudantes pudessem retratar tão bem em seus textos a realidade das suas vidas, das suas comunidades e de seu tempo. Hoje celebramos esses dez meses de dedicação de todos como um momento que comprova a importância da educação no desenvolvimento integral do indivíduo”, afirma a coordenadora de Linguagens do Itaú Social, Dianne Melo.
A Olimpíada de Língua Portuguesa é realizada pelo Itaú Social e pelo Ministério da Educação (MEC), com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). O objetivo é apoiar os professores da rede pública no aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita. A partir da metodologia do Programa Escrevendo o Futuro, os professores realizam as oficinas de produção de texto com seus alunos.
Foto: Itaú Social – Bianca Pimenta
Os professores também concorreram na categoria Relato de Prática, na qual registram suas experiências com a realização das oficinas, descrevendo aprendizagens, descobertas, desafios e reflexões. A premiação dessa categoria ocorreu durante a etapa de semifinais.
Houve novidades também entre as premiações, que passaram a incluir imersão pedagógica internacional para os professores e viagem cultural em território brasileiro para os estudantes. As escolas dos alunos vencedores receberão como prêmio acervo para reforço da biblioteca. O concurso conta com a parceria da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da Fundação Roberto Marinho e do Canal Futura.
Números desta edição:
4.876 municípios participantes;
42.086 escolas inscritas;
85.908 professores inscritos;
171.037 inscrições nas categorias;
Mais de 5 milhões de alunos participantes das oficinas de leitura e escrita realizadas para a produção dos textos.
Confira os vencedores por categoria:
Poema
Aluno: Davi Henrique Teófilo de Azevedo Lima
Professor: João Soares Lopes
Escola Estadual Natália Fonseca
Bom Jesus – RN
Mayra Lourrana de Souza Silva
Professor: Edio Wilson Soares da Silva
Escola Municipal Daniel Berg
Vitória do Xingu – PA
Vitória Eduarda Ferraz Frutuoso
Professora: Cíntia Cristina Zanini
Escola Municipal Professora Dilza Flores Albrecht
São Leopoldo – RS
Nicole Rodrigues Florentino
Professora: Terezinha Lima da Silva
Escola Municipal José Maria Alkmim
Belo Horizonte – MG
Memórias Literárias
Karoline Vitória de Souza
Professor: Alan Francisco Gonçalves Souza
Escola Estadual Jerris Adriani Turatti
Espigão do Oeste – RO
Victor Augusto de Alencar Menezes
Professor: Paulo Reinaldo Almeida Barbosa
Colégio Militar de Belém
Belém – PA
Matheus Fernandes de Sousa
Professora: Marília Alves de Oliveira Magalhães
Escola Municipal Valdivino Silva Ferreira
Iporá – GO
Lavínia Soares Cardoso Bastos
Professora: Rosa Maria Mendes de Lima
Escola Estadual Dona Inda
Alpinópolis – MG
Crônica
Beatriz Pereira Rodrigues
Professora: Vânia Rodrigues Ribeiro
Escola Municipal Nilda Margon Vaz
Catalão – GO
Maria Eduarda de Moraes Silva
Professora: Ana Paula da Conceição da Silva
Escola Estadual Domingos de Souza Prefeito
Guarujá – SP
Aytan Belmiro Melo
Professora: Silvania Paulina Gomes Teixeira
Escola Estadual Monsenhor Rocha
Santa Bárbara do Leste – MG
Jairo Bezerra da Silva
Professor: Walber Barreto Pinheiro
Colégio Municipal Álvaro Lins
Caruaru – PE
Documentário
Eloís Eduardo dos Santos Martins / Raele Brito da Costa / Thomaz Oliveira Bezerra de Menezes
Professora: Ynaiara Moura da Silva
Escola Estadual Humberto Soares da Costa
Rio Branco – AC
Iana Daise Alves da Silva Marinho / João Vitor de Moura Vasconcelos / Kauany Vitória Batista da Silva
Professora: Itânia Flávia da Silva
Aliança – PE
Bruna Santos Vitalino Almeida / Francisco André Silva de Moura / Lucas Cauã de Lima da Silva
Professor: Francisco Márcio Pereira da Silva
Escola Estadual Barão de Aracati
Aracati – CE
Lethícia Alencar Maia Barros / Sabrina Soares Bezerra / Yasmin Felipe Rocha Santiago
Professora: Gláucia Maria Bastos Marques
Colégio Militar de Fortaleza
Fortaleza – CE
Artigo de Opinião
Laura Helena Amorim Pinheiro
Professora: Nilda Meireles da Silva
Escola Estadual Dr. Alfredo Cardoso
Piracicaba – SP
Ryan Victor Santana Silva
Professor: Jorge Henrique Vieira Santos
Colégio Estadual Manoel Messias Feitosa
Nossa Senhora da Glória – SE
Fernanda de Souza Fagundes
Professora: Maria Silmara Saqueto Hilgemberg
Colégio Estadual de Faxinal dos Marmeleiros
Rebouças – PR
Rúbia Ellen Campelo Costa
Professora: Suziane Brasil Coelho
Escola Estadual Governador Adauto Bezerra
Fortaleza – CE