Educação

Ministro do Trabalho assina acordo em Feira de Santana para implementar Programa Caminho Digital – Escola do Trabalhador 4.0

Reitora da UFRB, campus Feira de Santana, destaca que este acordo visa qualificar jovens em situação de vulnerabilidade.

Ministro do Trabalho assina acordo em Feira de Santana para implementar Programa Caminho Digital – Escola do Trabalhador 4.0
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Ocorreu nesta quarta-feira (7), em Feira de Santana, a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para implementar o Programa Caminho Digital – Escola do Trabalhador 4.0, que visa promover a qualificação digital e profissional.

📲 😎SEJA VIP: Siga nosso canal no WhatsApp e receba conteúdos exclusivos

A assinatura ocorreu no campus Feira de Santana da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB/Cetens) com a presença do ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Luiz Marinho.

Segundo a UFRB, “o Programa Caminho Digital – Escola do Trabalhador 4.0 é uma iniciativa inovadora que visa promover a qualificação digital e profissional de trabalhadores(as) em todo o país, preparando-os(as) para as demandas do mercado de trabalho contemporâneo. Através deste acordo, o MTE, e a UFRB se comprometem a colaborar na criação e implementação de cursos e atividades que capacitarão milhares de pessoas, proporcionando-lhes novas oportunidades de emprego e desenvolvimento profissional”.

Ministro do Trabalho assina acordo em Feira de Santana para implementar Programa Caminho Digital – Escola do Trabalhador 4.0
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

O programa tem também parceria com a Microsoft que disponibiliza o Pacote Office, gratuitamente. O Ministro Luiz Marinho ressaltou em entrevista ao portal Acorda Cidade, a relevância do projeto para a formação de milhões de jovens em educação digital.

“O Trabalhador 4.0 oferece a oportunidade de formar milhões de jovens em educação digital, desde o letramento até várias etapas, com sete trilhas e 134 cursos. Essa parceria com a universidade é essencial porque proporciona mais segurança, especialmente para os alunos,” afirmou o ministro.

Ele destacou que a parceria com a universidade é muito importante para a viabilização do projeto, especialmente no que diz respeito ao acesso a ferramentas essenciais como o pacote Office da Microsoft.

“A Microsoft não poderia simplesmente doar, por exemplo, o Office diretamente para o Ministério do Trabalho. A presença da universidade é fundamental para concretizar esse processo, garantindo que todos os alunos tenham acesso ao pacote Office da Microsoft, inicialmente sem nenhum custo para eles,” explicou.

Ministro do Trabalho assina acordo em Feira de Santana para implementar Programa Caminho Digital – Escola do Trabalhador 4.0
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

O ministro enfatizou que a importância dessa parceria não está relacionada a recursos financeiros, mas sim a uma colaboração estratégica que amplia as oportunidades para os alunos. “Então essa é a importância, não envolve dinheiro neste momento da nossa parceria, mas sim a parceria estratégica do ponto de vista das oportunidades dos alunos,” concluiu.

Em entrevista ao Acorda Cidade, a reitora da UFRB, campus Feira de Santana, Georgina Gonçalves dos Santos, destacou que este acordo visa qualificar jovens em situação de vulnerabilidade.

“Nós temos uma parceria importante com o Ministério do Trabalho em um projeto de qualificação de jovens em situação de vulnerabilidade. Hoje, estamos firmando um termo relacionado à Escola do Trabalhador 4.0”, declarou a reitora.

Ela destacou também a importância da formação dos estudantes em uma sociedade, que cada vez mais, valoriza o conhecimento e a informação.

“Observamos uma mudança no paradigma do trabalho em nossa sociedade do conhecimento e da informação. A formação desses estudantes, aliada à parceria com a Microsoft e ao papel da UFRB como instituição certificadora desses cursos, é motivo de celebração para nós.”

A reitora também enfatizou a identidade da universidade como um espaço inclusivo e diverso. “Somos uma universidade formada por pessoas negras e trabalhadores, filhos e filhas de trabalhadores. Essa parceria reflete muito quem somos e o que o Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, e o governo atual representam”.

Quando questionada sobre os benefícios esperados dessa colaboração, especialmente para os estudantes, a reitora esclareceu que a parceria vai além da formação acadêmica tradicional e que a UFRB vai atuar como instituição certificadora dos cursos do programa.

“Na verdade, a parceria não é apenas para os estudantes. Nós atuaremos como instituição certificadora dos diversos cursos que a Escola do Trabalhador 4.0 oferecerá. A Microsoft fez questão de que uma universidade intermediária estivesse envolvida nessa relação, e fomos escolhidos para esse papel. Estamos muito contentes com isso”, concluiu.

Conheça aqui alguns cursos da Escola do Trabalhador 4.0

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários