Ocorreu nesta quarta-feira (7), em Feira de Santana, a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para implementar o Programa Caminho Digital – Escola do Trabalhador 4.0, que visa promover a qualificação digital e profissional.
📲 😎SEJA VIP: Siga nosso canal no WhatsApp e receba conteúdos exclusivos
A assinatura ocorreu no campus Feira de Santana da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB/Cetens) com a presença do ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Luiz Marinho.
Segundo a UFRB, “o Programa Caminho Digital – Escola do Trabalhador 4.0 é uma iniciativa inovadora que visa promover a qualificação digital e profissional de trabalhadores(as) em todo o país, preparando-os(as) para as demandas do mercado de trabalho contemporâneo. Através deste acordo, o MTE, e a UFRB se comprometem a colaborar na criação e implementação de cursos e atividades que capacitarão milhares de pessoas, proporcionando-lhes novas oportunidades de emprego e desenvolvimento profissional”.
O programa tem também parceria com a Microsoft que disponibiliza o Pacote Office, gratuitamente. O Ministro Luiz Marinho ressaltou em entrevista ao portal Acorda Cidade, a relevância do projeto para a formação de milhões de jovens em educação digital.
“O Trabalhador 4.0 oferece a oportunidade de formar milhões de jovens em educação digital, desde o letramento até várias etapas, com sete trilhas e 134 cursos. Essa parceria com a universidade é essencial porque proporciona mais segurança, especialmente para os alunos,” afirmou o ministro.
Ele destacou que a parceria com a universidade é muito importante para a viabilização do projeto, especialmente no que diz respeito ao acesso a ferramentas essenciais como o pacote Office da Microsoft.
“A Microsoft não poderia simplesmente doar, por exemplo, o Office diretamente para o Ministério do Trabalho. A presença da universidade é fundamental para concretizar esse processo, garantindo que todos os alunos tenham acesso ao pacote Office da Microsoft, inicialmente sem nenhum custo para eles,” explicou.
O ministro enfatizou que a importância dessa parceria não está relacionada a recursos financeiros, mas sim a uma colaboração estratégica que amplia as oportunidades para os alunos. “Então essa é a importância, não envolve dinheiro neste momento da nossa parceria, mas sim a parceria estratégica do ponto de vista das oportunidades dos alunos,” concluiu.
Em entrevista ao Acorda Cidade, a reitora da UFRB, campus Feira de Santana, Georgina Gonçalves dos Santos, destacou que este acordo visa qualificar jovens em situação de vulnerabilidade.
“Nós temos uma parceria importante com o Ministério do Trabalho em um projeto de qualificação de jovens em situação de vulnerabilidade. Hoje, estamos firmando um termo relacionado à Escola do Trabalhador 4.0”, declarou a reitora.
Ela destacou também a importância da formação dos estudantes em uma sociedade, que cada vez mais, valoriza o conhecimento e a informação.
“Observamos uma mudança no paradigma do trabalho em nossa sociedade do conhecimento e da informação. A formação desses estudantes, aliada à parceria com a Microsoft e ao papel da UFRB como instituição certificadora desses cursos, é motivo de celebração para nós.”
A reitora também enfatizou a identidade da universidade como um espaço inclusivo e diverso. “Somos uma universidade formada por pessoas negras e trabalhadores, filhos e filhas de trabalhadores. Essa parceria reflete muito quem somos e o que o Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, e o governo atual representam”.
Quando questionada sobre os benefícios esperados dessa colaboração, especialmente para os estudantes, a reitora esclareceu que a parceria vai além da formação acadêmica tradicional e que a UFRB vai atuar como instituição certificadora dos cursos do programa.
“Na verdade, a parceria não é apenas para os estudantes. Nós atuaremos como instituição certificadora dos diversos cursos que a Escola do Trabalhador 4.0 oferecerá. A Microsoft fez questão de que uma universidade intermediária estivesse envolvida nessa relação, e fomos escolhidos para esse papel. Estamos muito contentes com isso”, concluiu.
Conheça aqui alguns cursos da Escola do Trabalhador 4.0
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram