Acorda Cidade
Mais investimento para o ensino médio em tempo integral. O Ministério da Educação (MEC) investe R$ 82,3 milhões em recursos para que escolas públicas possam oferecer formação de jovens no ensino médio em tempo integral. A ação faz parte do Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI).
Com os recursos, as escolas selecionadas poderão gerar até 41.130 novas vagas para o ensino médio em tempo integral. São 412 escolas públicas em 26 unidades da Federação. As vagas são destinadas para matrículas do ano letivo de 2020.
Para o secretário de Educação Básica do MEC, Janio Macedo, os recursos aplicados fomentam o aumento da carga horário no ensino dos jovens. “Nosso objetivo é promover maior inclusão, melhores resultados e beneficiar instituições em vulnerabilidade social para reduzir a evasão escolar”, destacou.
As escolas selecionadas seguiram critérios estabelecidos por portaria do MEC. As exigências foram as seguintes:
– mínimo de quarenta matrículas na primeira série do ensino médio;
– alta vulnerabilidade socioeconômica em relação à respectiva rede de ensino;
– existência de pelo menos três dos seis itens de infraestrutura exigidos;
– escolas de ensino médio em que mais de 50% dos alunos tenha menos de 35 horas semanais de carga horária;
– não ser participante do Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral.
Mais tempo na escola – O Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) tem por objetivo diminuir evasão escolar e repetência por meio de repasse de recursos para as Secretarias de Educação adequarem escolas ao tempo integral.